Preocupados com as denúncias de retirada de arbustos, desmatamento e caça irregular na Reserva Tamboré, a Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Instituto Tegra, que promovem a cogestão do local, estão investindo em sistema de segurança para o local. O espaço deverá ganhar câmeras de videomonitoramento nos próximos meses.
A administração municipal de Parnaíba abriu um processo de licitação para a compra de câmeras para reforço do monitoramento. Os equipamentos serão voltados para o monitoramento de fauna.Já a Tegra informa que têm buscado parceiras com condomínios vizinhos a Reserva. "Estamos vendo a disponibilidade dos edifícios próximos para direcionarem também as suas câmeras de segurança para as vias de acesso à Reserva", informou o Instituto em nota.
Gestão entre condomínios
Questionada sobre a possibilidade de dividir a gestão da Reserva Tamboré entre os condomínios da região, proposta encabeçada por Carlos Falk, presidente do Residencial Tamboré 11, a Tegra informou que "estimula que todos os munícipes a serem guardiões do patrimônio público".
De acordo com Carlos Falk, a sugestão foi encaminhada à Tegra e à Secretaria de Meio Ambiente de Parnaíba e sugere que a gestão do espaço seja passada para os condomínios da região. "Apresentei a proposta para os moradores da região e tivemos bastante adesão. Supomos um custo médio de R$ 1000 para cada condomínio que quiser participar, sendo que esse valor seria dividido por todos os moradores, o que não deve pesar", explicou.
A proposta apresentada é uma solução para a transição de gestão da Reserva, que deve nos próximos anos ter a saída do Instituto Tegra da administração, conforme informou a reportagem anteriormente.
Imposto
IPVA 2026: Consulte datas e formas de pagamento de veículos paulistas
Bandeira vermelha
Dezenove praias do litoral paulista estão impróprias para banho, aponta Cetesb
Clima
Região pode bater recorde de calor na véspera do Natal com temperaturas acima dos 35°C
Previsão
Fluxo na Castello Branco deverá aumentar no Natal e ser menor no Ano Novo, segundo Ecovias
O que abre e fecha
Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
Mobilidade
Com 20 anos de atraso, obras do Rodoanel de SP devem ser entregues em 2026
Gerenciamento
Centro de Controle da Ecovias Raposo Castello garante monitoramento 24h e resposta rápida
Balanço
Barueri destaca 50 obras em 2025 e Santana de Parnaíba entregas na área de mobilidade urbana
Operação
Polícia desarticula quadrilha que adulterava cocaína, duas pessoas foram presas em Santana de Parnaíba
Autódromo de Interlagos
Testemunha aponta fala suspeita de segurança após morte de empresário da região