Fechado desde 16 de março, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) segue com os seus famosos e concorridos cursos online. Neste mês de junho, o site do museu traz cinco novas opções: "Uma História da Arte no Brasil – De Tarsila a Bárbara"; "Mulheres Artistas nos séculos 16 e 17"; "Introdução à Arquitetura Moderna Brasileira"; "Hélio Oiticica a Trisha Brown: Um Percurso sobre Corpo, Território e Liberdade"; e "Violência sexual e Literatura".
Cada curso conta com cinco aulas, sendo R$ 240,00 o valor total de investimento para os interessados.
Para se inscrever, clique neste link.
Saiba mais sobre cada curso:
"Uma História da Arte no Brasil – De Tarsila a Bárbara": Este curso apresentará uma introdução à história da arte brasileira, criando um diálogo com obras da coleção do MASP. Será abordado o modernismo no Brasil, na Semana de Arte Moderna de 1922 e o impacto da abstração na arte brasileira. Também serão observados os movimentos Concreto e Neoconcreto, a participação do espectador e as relações entre arte e sociedade nos anos 1990 e 2000. Pretende contribuir para o entendimento do modo como a arte brasileira contribui para se formar uma opinião própria sobre visão da cultura.
"Mulheres Artistas nos séculos 16 e 17": Na esteira da exposição História das mulheres: artistas até 1900 que aconteceu no MASP, entre agosto e novembro de 2019, e em diálogo com o florescimento internacional das pesquisas sobre o tema, o curso propõe o estudo de seis artistas italianas que viveram entre os séculos 16 e 17: Properzia de Rossi, Plautilla Nelli, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Artemisia Gentileschi e Giovanna Garzoni. A cada aula, serão discutidas a vida e a obra destas mulheres, bem como os principais desafios e debates que marcam os estudos sobre elas.
"Introdução à Arquitetura Moderna Brasileira": Este curso contará uma breve história da arquitetura moderna no Brasil. Pretende-se abordar as diferenças entre as experiências pioneiras de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, a consolidação internacional sustentada na figura de Oscar Niemeyer e a pluralidade da arquitetura praticada pelos imigrantes em São Paulo – com foco para a arquiteta do MASP, Lina Bo Bardi. Uma aula será dedicada à Brasília e a subsequente, de encerramento, aborda as tensões no cenário nacional através de figuras chave da chamada 'escola paulista': Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.
"Hélio Oiticica a Trisha Brown: Um Percurso sobre Corpo, Território e Liberdade": O curso pretende abordar a relação corpo e espaço tendo por base uma série de ações, práticas e atores que marcam a produção artística dos séculos 20 e 21. O recorte parte de produções que elegeram o corpo como centro da prática artística. Por intermédio de ações performáticas e de experimentações de diferentes linguagens, artistas lançam-se fora dos limites do museu elegendo a cidade como um espaço de reconhecimento e exploração.
"Violência sexual e Literatura": À medida que o feminismo se impõe como ferramenta incontornável de compreensão da sociedade, a maneira como a sexualidade e os gêneros humanos são concebidos é transformada, através de um processo de desnaturalização de práticas e narrativas. Essa transformação começa finalmente a afetar as leituras de obras do nosso idioma, se fazendo presente também na maneira como se dá essa ressignificação. A proposta desse curso é analisar fragmentos literários que retratam cenas de sexo e de violência sexual à luz de discussões feministas e apontar caminhos que vêm sendo construídos pela crítica literária para discutir essas representações.