São Paulo | 21ºC
Ter, 28 de Abril
Busca
Caderno A

Designers e arquitetos ‘restauram’ ruínas de castelos europeus

Entra as ruínas, está o famigerado Castelo Poenari, na Romênia, do imperador que inspirou o personagem do Conde Drácula

21 abr 2020 - 09h25   atualizado em 02/12/2025 às 09h40
Designers e arquitetos ‘restauram’ ruínas de castelos europeus Castelo de Menlo

Castelos europeus icônicos, mas que hoje estão em ruínas, foram virtualmente 'restaurados' por uma equipe de designers e arquitetos. A iniciativa partiu de uma empresa de seguros australiana, a Budget Direct, que convidou os profissionais para reconstruírem os espaços abandonados, respeitando a quarentena, é claro. 

Entra as ruínas, está o famigerado Castelo Poenari, na Romênia, que pertenceu a Vlad, o Empalador, o imperador que serviu de inspiração para o personagem do Conde Drácula. 

Acompanhe o resultado:

Castelo de Menlo, Galway, Irlanda

O castelo Menlo pertenceu à família Blake por quase toda a sua existência e foi destruído por um incêndio em 1910. Desde o dia em que o castelo foi destruído, a vegetação local cresceu para cobrir toda a ruína. 

Não se sabe quando o castelo foi construído pela primeira vez, mas era principalmente um uso doméstico e não militar. Grandes torres redondas e um antigo píer que continha um canhão e um telescópio forneciam segurança aos habitantes.

Castelo de Olsztyn, Olsztyn, Polônia

Castelo de Olsztyn
O Castelo Olsztyn fica em uma colina entre rochas, com vista para o rio Nayna, no nordeste da Polônia. O castelo foi construído pouco antes de 1306. Foi ampliado por Casimir, o Grande, entre 1349-59, para se defender dos tchecos. Olsztyn mais tarde ganhou uma guarnição militar e foi renovado em estilo renascentista no século XVI.

Nos anos seguintes, os Habsburgos e os Suecos causaram danos significativos, e o castelo ficou fora de uso. Hoje, os visitantes ainda podem ver a torre gótica original.

Castelo de Spiš, Spišské Podhradie, Eslováquia

Castelo de Spiš

Cobrindo uma área de quatro hectares, o Castelo Spiš é um dos maiores complexos de castelos do mundo. O castelo mudou de mãos várias vezes entre impérios e famílias aristocráticas que o usaram como mansão. Pertencia à família Csák e estava em declínio quando o fogo arruinou o edifício em 1780, talvez o resultado de um relâmpago.

Castelo Poenari, na Valáquia, Romênia

Castelo Poenari

O lendário Castelo Poenari pertenceu a Vlad, o Empalador, que inspirou o Conde Drácula, de Bram Stoker. Subir as 1.480 escadas de concreto até o castelo cria uma sensação desconfortável de isolamento. As ruínas se devem, em parte, a um deslizamento de terra que arrastou as torres até o rio, a 400 metros abaixo.

Château Gaillard, Les Andelys, França

Château Gaillard

Richard, o Coração de Leão, construiu Gaillard muito rapidamente entre 1196 e 1198 para se defender contra Filipe II da França. O castelo viu muita ação antes de finalmente ser abandonado no século 16 e depois demolido por Henrique IV da França. No entanto, os elementos do castelo externo permanecem.

Castelo de Dunnottar, Stonehaven, Escócia

Castelo de Dunnottar

O castelo teve um papel fundamental nas tensões entre ingleses e escoceses ao longo dos anos. O mais famoso é que William 'Braveheart' Wallace sitiou e retomou o castelo dos ingleses em 1297 (é um local importante no filme de 1990). Dunnottar foi posteriormente sitiado por Oliver Cromwell. 

Um dos restos mais dominantes no local de 1,4 hectares, é a Tower House do século XIV. Essa característica escocesa exclusiva era uma espécie de mansão fortificada que já tinha três andares de altura. 

Castelo de Samobor, em Samobor, Croácia

Castelo de Samobor​ 

O governante boêmio Ottokar construiu o Castelo Samobar em meados do século XIII, durante uma guerra pelo disputado Ducado da Estíria. Seu único elemento original sobrevivente é a torre de guarda. Grande parte da ruína, incluindo a capela gótica de Santa Ana, são de modificações do século XVI. 

Leia Também
Festival de Dança de Barueri movimenta a cena cultural neste fim de semana (25 e 26)
Dança Festival de Dança de Barueri movimenta a cena cultural neste fim de semana (25 e 26)
Novo livro infantojuvenil de Ricardo Viveiros será lançado no sábado (25)
Literatura Novo livro infantojuvenil de Ricardo Viveiros será lançado no sábado (25)
Trovadores Urbanos celebram 36 anos de carreira com show especial em São Paulo no dia 16
Cultura Trovadores Urbanos celebram 36 anos de carreira com show especial em São Paulo no dia 16
Musical “Flashdance” estreia em São Paulo com temporada até 31 maio
Teatro Musical “Flashdance” estreia em São Paulo com temporada até 31 maio
Exposição sobre Paixão de Cristo está no Palácio dos Bandeirantes até o final de maio
Cultura Exposição sobre Paixão de Cristo está no Palácio dos Bandeirantes até o final de maio
Cinemark lança campanha de aniversário com descontos e combos durante todo o mês de abril
Lazer Cinemark lança campanha de aniversário com descontos e combos durante todo o mês de abril
Cirque du Soleil abre pré-venda para “Alegría - Um Novo Dia” em SP
Agenda Cirque du Soleil abre pré-venda para “Alegría - Um Novo Dia” em SP
Casa Bola abre ao público com mostra inédita em São Paulo
Arte Casa Bola abre ao público com mostra inédita em São Paulo
Páscoa na mesa: casas da região apresentam opções prontas para celebrar a data
Gastronomia Páscoa na mesa: casas da região apresentam opções prontas para celebrar a data
Espetáculo Drama da Paixão chega à 29ª edição em Santana de Parnaíba
Tradição Espetáculo Drama da Paixão chega à 29ª edição em Santana de Parnaíba
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Gastronomia Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio