Encontro discutiu ações conjuntas voltadas aos 14 municípios que integram o Consórcio
(Imagem: Divulgação Cioeste)
O CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) entregou bafômetros passivos e óculos simuladores de embriaguez durante reunião da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana realizada nesta quinta-feira (17). O encontro discutiu ações conjuntas voltadas aos 14 municípios que integram o Consórcio.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Mobilidade Urbana de Barueri, José Luiz Pinheiro. Entre as iniciativas em andamento estão ainda a capacitação de agentes, a padronização de procedimentos e normas e a aquisição conjunta de equipamentos.
Pinheiro destacou que a atuação regional permite que a experiência ou a estrutura disponível em um município contribua para solucionar questões técnicas enfrentadas por outra cidade.
O secretário também confirmou que serão disponibilizados cursos de Formação e Atualização de Agente de Trânsito para profissionais que atuam na fiscalização, operação e patrulhamento do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A capacitação seguirá a Portaria Senatran nº 966/2022.
Novos equipamentos
Durante o encontro, foram entregues bafômetros passivos destinados à triagem rápida da concentração de álcool etílico na corrente sanguínea. Os equipamentos dispensam o uso de bocal individual e, segundo o CIOESTE, possuem homologação da Senatran e aprovação do Inmetro.
Também foram entregues óculos simuladores de embriaguez, nas versões diurna e noturna, que serão utilizados em ações educativas.
O presidente do CIOESTE e prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio, ressaltou que a mobilidade urbana está constantemente na agenda dos prefeitos e reforçou a disposição do Consórcio em apoiar as cidades.
“O que vocês precisarem, contem com nosso time. Quanto mais pudermos aparelhar, melhor. Ficamos felizes em atuar juntos com todas as cidades”, destacou.
Maglio também mencionou a instalação de uma Central de Monitoramento no CIOESTE. Segundo ele, a estrutura será implantada “para termos uma tomada de decisão rápida e planejarmos as ações em prol dos municípios”.
Participaram ainda da reunião o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco, Claudenes Begnini; a secretária-adjunta da Semurb de Barueri, Alinne Keller Borges; o chefe operacional de São Roque, Eduardo Gomes Martins; o diretor de Cotia, Reinaldo Souza; e o secretário-executivo do CIOESTE, Jorge Lapas.
Durante o encontro, Claudenes também convidou os participantes para a inauguração do Centro de Segurança de Osasco, marcada para sábado (19), às 10h, na Rua Iolanda Tredezini Mossi, 33, Vila Yolanda.