São Paulo | 19ºC
Qui, 23 de Julho
Saúde

Vacinação antirrábica gratuita é retomada em Santana de Parnaíba

26 mai 2026 - 16h25 Aliz Lambiazzi   atualizado às 16h29
Vacinação antirrábica gratuita é retomada em Santana de Parnaíba A vacina é a principal forma de prevenção contra a raiva animal (Imagem: Divulgação Secom Barueri)

A prefeitura de Santana de Parnaíba informou que a vacinação contra raiva em cães e gatos, disponibilizada gratuitamente aos pets, foi retomada desde a última segunda-feira (25). Em março deste ano o serviço havia sido interrompido temporariamente, devido a uma reorganização no envio das doses por parte do Governo do Estado de São Paulo.

A partir de então, a aplicação da vacina antirrábica segue ocorrendo todas as segundas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h, no Setor de Zoonoses (Rua Venezuela, 124 – Jardim São Luís), próximo ao Parque Municipal do Jardim São Luís.

Não é necessário agendamento. A vacinação segue disponível o ano todo no dia da semana e horários informados.

Em Barueri, aplicação segue normal, 3 vezes por semana

Em Barueri, a prefeitura disponibiliza a vacina antirrábica gratuitamente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h30, no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), que fica na Rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco.

Também não é necessário agendar, o atendimento é feito por ordem de chegada. São disponibilizadas 75 doses por dia de atendimento.

Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis e sem prenhez a partir dos três meses de vida. O tutor deve entregar o termo de autorização preenchido e assinado. O documento está disponível para sowmload no site da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas no DTCZ pelos telefones (11) 4198-0424 e (11) 4198-5679.

Importância da vacinação anual

A raiva é uma doença viral grave que pode atingir mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. Transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas em ferimentos, a enfermidade compromete o sistema nervoso central e, após o surgimento dos sintomas, tem letalidade próxima de 100%.

Cães e gatos devem receber a vacina antirrábica todos os anos, conforme orientação das autoridades de saúde veterinária no Brasil. A imunização anual é considerada a principal forma de prevenção contra a raiva.

A vacina é a principal forma de prevenção. A imunização em massa ajuda a interromper a circulação do vírus e protege não apenas os pets, mas também toda a população, reduzindo o risco de transmissão para humanos.

Especialistas alertam que mesmo animais criados dentro de casa devem ser vacinados, já que o vírus pode ser transmitido por morcegos e outros mamíferos silvestres. Além da vacinação, a orientação é evitar contato com animais desconhecidos ou com comportamento agressivo e procurar atendimento médico imediato em casos de mordidas ou suspeita de exposição ao vírus.

Leia Também
Furlan anuncia apoio a Bruna Furlan e Igor Soares para eleições de 2026
Política regional Furlan anuncia apoio a Bruna Furlan e Igor Soares para eleições de 2026
Frente fria chega e traz chuva à região a partir desta quinta (23)
Queda brusca Frente fria chega e traz chuva à região a partir desta quinta (23)
PM realiza operação de bloqueio no Tamboré
Policiamento PM realiza operação de bloqueio no Tamboré
Casal é preso após disparos no Tamboré e fuga da GCM
Tiros Casal é preso após disparos no Tamboré e fuga da GCM
Estoque de quatro tipos sanguíneos entra em nível crítico na Pró-Sangue
Doação Estoque de quatro tipos sanguíneos entra em nível crítico na Pró-Sangue
Sabesp prorroga feirão de renegociação até 31 de julho
Serviço Sabesp prorroga feirão de renegociação até 31 de julho
NitroGym investe R$ 15 milhões em academia premium no Shopping Tamboré
Negócios NitroGym investe R$ 15 milhões em academia premium no Shopping Tamboré
Veranico deixa umidade do ar abaixo de 30% em SP esta semana
Clima atípico Veranico deixa umidade do ar abaixo de 30% em SP esta semana
Barueri terá licenciamento urbanístico digitalizado a partir de agosto
SERVIÇOS ON-LINE Barueri terá licenciamento urbanístico digitalizado a partir de agosto
Barueri inicia campanha do McDia Feliz para apoiar o Graacc
Solidariedade Barueri inicia campanha do McDia Feliz para apoiar o Graacc
Mais Lidas
Festa de Santa Ana acontece de 24 a 26 de julho em Parnaíba
Celebração Festa de Santa Ana acontece de 24 a 26 de julho em Parnaíba
Barueri terá licenciamento urbanístico digitalizado a partir de agosto
SERVIÇOS ON-LINE Barueri terá licenciamento urbanístico digitalizado a partir de agosto
Barueri amplia arborização para enfrentar mudanças climáticas
Meio ambiente Barueri amplia arborização para enfrentar mudanças climáticas
Câmeras ajudam GCM a prender procurado em Santana de Parnaíba
Detectado Câmeras ajudam GCM a prender procurado em Santana de Parnaíba