-
(Imagem: Secom Barueri)
O ano de 2025 chega ao fim com um balanço positivo para a infraestrutura de Barueri. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, executou mais de 50 intervenções — entre construções, reconstruções, reformas e ampliações — voltadas às áreas de mobilidade urbana, saúde, educação, esporte e lazer. Algumas foram entregues neste ano; outras seguem em execução, com previsão de conclusão até o primeiro semestre de 2027.
Saúde ganha novas unidades e ampliações
Entre os destaques estão as construções das UBSs Roque Ribeiro Machado, no Jardim do Líbano, e Dra. Elisabete Izilda Duleba, na Chácaras Marco. A UBS Hélio Berzaghi (Jardim Paulista) foi reformada e ampliada, e a Aldeia da Serra passou a contar com sua primeira UBS, instalada em prédio adaptado pela administração municipal. A cidade se prepara ainda para a entrega da UBS do Jardim Graziela, que será a 23ª da rede municipal.
Educação e cultura também foram priorizadas
Na área educacional, a Prefeitura reconstruiu a Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas, no Parque Viana, e reformou a Emef Professor Renato Rosa, no Jardim do Líbano. O município também revitalizou as Estações Culturais Jair Honório Domingos (Parque Viana) e Luiz Odair de Sousa (Parque Imperial), além de entregar o novo Centro de Convivência do Jardim São Pedro.
Lazer e mobilidade com novas entregas
O Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, com mais de 170 mil m², foi inaugurado na Chácaras Marco, se tornando o maior da região oeste da Grande São Paulo. Na área viária, a Prefeitura promoveu o recapeamento de mais de 30 mil metros de ruas, principalmente em áreas com grande fluxo. Também foram realizados reparos estruturais no Viaduto Juvenal Antônio de Moraes (Aldeia de Barueri).
Habitação e acessibilidade urbana
Sete residências de interesse social foram construídas no Parque Santa Luzia. Um novo viaduto foi implantado no Jardim Califórnia, interligando ruas e vielas da região, e uma ciclovia foi criada ligando o Boulevard à Arena Barueri, incentivando a mobilidade ativa.
Piscinão do Silveira
Entre os projetos de destaque, o Piscinão do Jardim Silveira está praticamente concluído. O reservatório de combate a enchentes, localizado na avenida Alziro Soares, ao lado do Complexo Esportivo, tem aproximadamente 24,5 metros de profundidade e capacidade para conter cerca de 120 mil metros cúbicos, equivalente a 120 milhões de litros de águas pluviais.
Mais reformas e construções
Com entrega prevista para 2026, o cronograma inclui obras como o prolongamento da avenida Barueri-Mirim, na Vila Márcia (Belval); o alargamento da avenida Dempachi Nakayama, no Jardim Tupanci; a nova via interligando a avenida Ceci (Tamboré) à rua Tomé de Souza (Parque Imperial); e a extensão da avenida Pirarucu, da Nova Aldeinha (Barueri) até a Vila Gustavo Correia (Carapicuíba).
No mesmo ano, Barueri concluirá as reformas gerais da Emef Prefeito Nestor de Camargo, no Jardim Mutinga, e da Emef Padre Luiz de Oliveira Andrade, no Engenho Novo. Também finalizará o projeto de reforma geral, adaptações e ampliação da UBS Amaro José de Souza, no Jardim Mutinga.
Em 2027, a Prefeitura entregará a nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, ao lado do Centro de Diagnósticos, e concluirá a reconstrução da Emei João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga. Para combater as enchentes no Jardim Maria Helena, está prevista ainda a conclusão das obras de alargamento, com contenção das margens em gabião, em um trecho do Rio Cotia, além da construção de um pontilhão.