Veículos possuem diversas áreas e superfícies de contato que pedem um cuidado e atenção especial para higienização e manutenção das características originais. Ainda mais em tempos atuais nos quais a cautela com a limpeza é parte fundamental na minimização dos riscos de contágio pelo novo coronavírus.
O couro, por exemplo, é um material que exige esse cuidado extra, para que não seja deteriorado pelo contato com produtos químicos não recomendados. O BMW Group Brasil, além de orientar clientes, colaboradores e rede de concessionários sobre a efetividade na higienização e proteção contra a COVID-19, dá dicas de como fazer isso sem comprometer as distintas superfícies do automóvel.
"Para os órgãos de saúde responsáveis como Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos químicos aplicados no combate ao novo Coronavírus, são chamados de saneantes, uma classe química que inativa o vírus, impedindo sua propagação e contaminação" afirma o Diretor de Pós-Vendas para as marcas BMW e MINI, Márcio Fonseca Filho.
"Alguns produtos com ação saneante, porém, podem causar danos irreparáveis a componentes do veículo. Por este motivo, é fundamental entender quais ações e substâncias reúnem as características: a de inativar o vírus e garantir a limpeza do veículo sem danos aos materiais", complementa.
Higienização
Se para dentro de casa, ou quintal, água sanitária e sabão comum são indicados para uma limpeza segura, estes químicos devem passar longe do interior do veículo. Um automóvel possui superfícies muito distintas umas das outras e algumas extremamente sensíveis a produtos mais agressivos.
Os itens que são tocados com maior frequência, como volante, painel, iDrive, maçanetas e cintos de segurança devem ser higienizados com maior frequência e, se possível, logo após cada deslocamento.
Já para o couro, por exemplo, é mais indicada a utilização de uma flanela e produtos específicos que não agridam sua tez desde que este químico tenha também ação saneante a fim de garantir a segurança dos ocupantes do veículo. Vidros e borracha são outras partes do carro que exigem produtos específicos para higienização que garantam a limpeza e a inativação do vírus sem que haja comprometimento de sua integridade. É importante também se atentar para uma troca mais frequente do lixinho frequentemente acomodado no console do veículo.
Há que ser dada também uma atenção especial para a manutenção e limpeza dos itens que compõem o sistema de ar condicionado.
Leia Também
Porsche Macan GTS: eletrizante, esportivo e fiel à tradição da marca
GWM Brasil bate recorde com mais de 4 mil veículos vendidos no mês de setembro
Ram 2500 e 3500 2025 chegam como as picapes diesel mais potentes do mercado, com acessórios exclusiv
Híbridos lideram preferência entre brasileiros interessados em eletrificados, aponta pesquisa
Nissan inicia testes em larga escala com frota elétrica no país
Chevrolet apresenta o Corvette CX Concept, inspirado em caças a jato
Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking
Neymar compra Batmóvel que esteve exposto no Complexo Dream Car de São Roque
Novas regras exigirão chuveiro automático e exaustor em garagens para recarga de carros elétricos