São Paulo | 20ºC
Qui, 04 de Dezembro
Busca
Autos

Mercado automotivo: mudanças por conta da pandemia podem se tornar tendência

Medidas para manter o distanciamento social também trouxeram mais conforto e segurança ao cliente 

09 Jun 2020 - 08h45   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Mercado automotivo: mudanças por conta da pandemia podem se tornar tendência

A indústria automotiva atualmente sente os impactos da pandemia. Tanto a desaceleração dos trabalhos nas montadoras, quanto a dificuldade financeira dos possíveis clientes, impactaram a implantação de novos modelos no mercado e o número de vendas – tudo isso porque medidas de isolamento social afetaram o comércio como um todo.

As concessionárias, responsáveis pelo maior contato com o público, foram as principais desse mercado que precisaram se reinventar para continuar lucrando. Algumas das medidas tomadas por conta do coronavírus, apesar de antes serem incomuns, tendem a continuar recebendo procura dos compradores, mesmo depois que a situação da saúde mundial for normalizada.

Atendimento e compra online

A primeira coisa que os varejistas procuraram quando foi necessário abaixar as portas foi uma forma de não perder o contato com o cliente. A solução imediata foi optar pelo WhatsApp, ferramenta presente na maioria dos celulares dos brasileiros. Por lá, passaram a dar o primeiro auxílio ao cliente e agendar horário para atendimento presencial exclusivo, para evitar aglomerações.

Mas só isso não foi suficiente. Os processos de venda como um todo tiveram de ser reinventados, e as grandes marcas mostraram soluções. A BMW, por exemplo, inaugurou sua primeira loja no marketplace do Mercado Livre no início de maio.

O foco, nesse caso, é anunciar com detalhes todos os carros à venda, novos, seminovos e usados. Eles saem com nova garantia da fabricante, limite de quilometragem, tempo de vida e algumas opções repaginadas. Também são oferecidas, em parceria com o Mercado Livre, unidades de motocicletas da marca, as BMW Motorrad.

No site, é possível consultar o modelo, falar com funcionários da marca e realizar até a última etapa da compra. Esse processo oferece mais conforto ao cliente, e as expectativas são de que a plataforma aumente ainda mais sua popularidade depois da pandemia, com a economia mais equilibrada.

Test-drive a domicílio

Para comprar, é necessário testar. Esse é o pensamento do consumidor, que precisa sentir o carro no test-drive antes de chamá-lo de seu – perfil que configura a grande maioria dos brasileiros.

Dessa maneira, pouco adiantaria oferecer a opção de comprar online se o contato com o automóvel é essencial na decisão do cliente. Foi aí que mais uma diferença surgiu: o test-drive a domicílio, no qual o vendedor vai até a casa do consumidor com o veículo.

Esse novo serviço já utilizado por diversas concessionárias durante a pandemia pode ter custos extras e ser um atendimento de luxo depois do coronavírus, mas também deve seguir sendo requisitado.

Desinfecção do veículo

O medo da contaminação da Covid-19 trouxe hábitos saudáveis de higiene que vieram para ficar, e com os veículos não é diferente. Ao observar isso, uma das marcas a oferecer o serviço de desinfecção de carros foi a Ford. A limpeza, interessante para motoristas de aplicativo ou para quem adquiriu um carro usado, custa R$ 129.

No processo, o veículo é lavado e depois aplica-se um poderoso desinfetante de uso hospitalar em 50 pontos diferentes do carro – em especial, os que entram mais em contato com as mãos. Trata-se de um desinfetante de aplicação hospitalar desenvolvido pela 3M. Segundo a montadora, ele não agride partes cromadas do veículo e também não causa danos a plástico, couro e tecido. 

Leia Também

Porsche Macan GTS: eletrizante, esportivo e fiel à tradição da marca

Porsche Macan GTS: eletrizante, esportivo e fiel à tradição da marca

GWM Brasil bate recorde com mais de 4 mil veículos vendidos no mês de setembro

GWM Brasil bate recorde com mais de 4 mil veículos vendidos no mês de setembro

Ram 2500 e 3500 2025 chegam como as picapes diesel mais potentes do mercado, com acessórios exclusiv

Ram 2500 e 3500 2025 chegam como as picapes diesel mais potentes do mercado, com acessórios exclusiv

Híbridos lideram preferência entre brasileiros interessados em eletrificados, aponta pesquisa

Híbridos lideram preferência entre brasileiros interessados em eletrificados, aponta pesquisa

Nissan inicia testes em larga escala com frota elétrica no país

Nissan inicia testes em larga escala com frota elétrica no país

Chevrolet apresenta o Corvette CX Concept, inspirado em caças a jato

Chevrolet apresenta o Corvette CX Concept, inspirado em caças a jato

Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking

Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking

Neymar compra Batmóvel que esteve exposto no Complexo Dream Car de São Roque

Neymar compra Batmóvel que esteve exposto no Complexo Dream Car de São Roque

Novas regras exigirão chuveiro automático e exaustor em garagens para recarga de carros elétricos

Novas regras exigirão chuveiro automático e exaustor em garagens para recarga de carros elétricos

Volvo lança som com assinatura de estúdio de gravação britânico

Volvo lança som com assinatura de estúdio de gravação britânico

Mais Lidas

Com unidade no Tamboré, Carlo’s Bakery e Bauducco lançam linha natalina exclusiva
Edição limitada

Com unidade no Tamboré, Carlo’s Bakery e Bauducco lançam linha natalina exclusiva

Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Carteira assinada

Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano

Santana de Parnaíba inaugura presépio articulado gigante
Natal de Luz 2025

Santana de Parnaíba inaugura presépio articulado gigante

Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Bolso

Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%