(Pixabay)
O diabetes é uma doença causada pela insuficiência da produção de insulina, hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue e garantir energia ao organismo. O aumento da glicemia pode ocasionar complicações no coração, nas artérias, nos olhos e rins e até nos nervos.
Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que, no país, aproximadamente 20 milhões de pessoas convivem com a doença. O diabetes mellitus pode se apresentar em níveis diferentes, como diabetes tipo 1, tipo 2, pré-diabetes e a diabetes gestacional.
Diabetes gestacional
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que 18% das mulheres desenvolvem a doença durante a gestação. A condição, apesar de temporária, consiste no aumento do açúcar no sangue, e pode causar complicações tanto para a gestante como também para o bebê.
Pré-diabetes
O estado não apresenta sintomas e o diagnóstico é realizado por meio de exames de rotina. Normalmente é entendido como um sinal de alerta e pode ser revertido.
Diabetes tipo 1
O Diabetes Melito tipo 1 é uma doença crônica não transmissível e está associada à hereditariedade. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil estima-se que ocorram 25,6 casos por 100.000 habitantes a cada ano, caracterizando-se por uma incidência elevada. Entre os sintomas, destacam-se: micção frequente, cansaço, sede excessiva e a sensação de visão turva. A doença é geralmente diagnosticada na infância, mas adultos também podem desenvolvê-la.
Diabetes tipo 2
O Diabetes Melito tipo 2 está associado ao sobrepeso, sedentarismo, hipertensão, triglicerídeos elevados e hábitos de vida inadequados. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição corresponde a 90% dos diagnósticos no país.
O médico clínico geral Dr. Marcelo Bechara, especialista em Hormonologia com foco em obesidade e Reposição Hormonal Masculina pela Harvard Medical School, explica a relação entre a diabetes e o sobrepeso. "Sabe-se que a obesidade é uma doença que contribui para o desenvolvimento de outros problemas, incluindo a diabetes. Portanto, quanto maior o consumo de açúcar, maior a probabilidade de desenvolver diabetes", explica o Bechara.
O médico destaca ainda a importância dos exames de rotina, bem como a consideração do histórico familiar, além da adoção de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.
"É importante procurar o seu médico para realizar check-ups preventivos. A pré-diabetes, por exemplo, é reversível e em decorrência da ausência dos sintomas combinados carência dos exames de rotina, alguns pacientes evoluem o quadro para o diabetes tipo 2. Outro ponto interessante é a ingestão de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas regularmente", conclui o especialista.
Saúde
Novo caso suspeito de Ebola em São Paulo mobiliza vigilância epidemiológica
Saúde
Após suspensão, Ministério da Saúde orienta quem tomou vacina do Butantan contra dengue
Saúde
Empresa da região é a única autorizada a comercializar semaglutida para obesidade no país
Solidariedade
Junho Vermelho reforça necessidade de doações regulares de sangue
Saúde
São Paulo investiga caso suspeito de Ebola
Saúde
Vacina contra gripe é ampliada para toda a população acima de 6 meses no Estado de SP
Prevenção
Procura por vacina contra gripe aumenta antes do inverno, explica infectologista
Saúde
Mais de 574 mil brasileiros pedem bloqueio em sites de apostas em nome da saúde mental
No Brasil
Hantavírus acende alerta, mas especialistas descartam risco de contágio amplo
Saúde
Nova vacina pneumocócica 20-valente é incorporada ao SUS