A implantação ocorre durante a campanha Maio Amarelo 2026
(Imagem: Divulgação / Santana de Parnaíba)
A Prefeitura de Santana de Parnaíba começou a implantar uma nova tecnologia em faixas de pedestres para reforçar a segurança viária em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semuttrans), utiliza totens inteligentes com sensores de aproximação capazes de alertar motoristas sobre a travessia de pessoas nas vias urbanas.
O Totem para Travessia Segura, tecnologia desenvolvida pela empresa Ebrax, funciona de maneira simples: ao aproximar a mão do sensor instalado no totem, sem necessidade de toque físico, luzes amarelas passam a piscar imediatamente, sinalizando a presença de pedestres na travessia. A proposta é aumentar a atenção de condutores, motociclistas e ciclistas, principalmente em locais de maior circulação, reduzindo riscos de atropelamentos.
Até o momento, a tecnologia foi instalada na Avenida Tenente Marques, próximo à USA Fazendinha, e na Estrada dos Romeiros, próximo à rodoviária.
Ainda em fase de testes, a expectativa da prefeitura é que os dados obtidos guiem as decisões quanto a instalação de mais totens inteligentes, assim como a modernização da infraestrutura urbana. “A iniciativa busca avaliar como a tecnologia pode aumentar a atenção dos motoristas e contribuir para um trânsito mais seguro”, respondeu a assessoria de Santana de Parnaíba em nota.
A implantação ocorre durante a campanha Maio Amarelo 2026, movimento nacional de conscientização para um trânsito mais seguro. Neste ano, a campanha traz o slogan “Enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a necessidade de atitudes preventivas e do respeito mútuo entre todos os usuários das vias.
Além de modernizar a sinalização viária, a iniciativa acompanha o avanço de projetos de mobilidade inteligente e monitoramento urbano adotados em cidades da Região Metropolitana de São Paulo.