-
(Imagem: Secom de Santana de Parnaíba)
Mesmo antes da cerimônia de formatura da primeira turma, realizada na quinta-feira (11), a Fábrica de Programadores de Santana de Parnaíba já começa a transformar a vida dos alunos com oportunidades reais de trabalho. Iniciativa da Prefeitura, o projeto atraiu o interesse de grandes empresas do setor de tecnologia e impressão, que estiveram na unidade para processos seletivos com foco em contratação imediata.
No último dia 5, representantes da Plural, maior indústria gráfica com rotativas offset da América Latina, visitaram a escola para selecionar quatro programadores juniores e formar um banco de talentos. Os profissionais escolhidos serão contratados com salário inicial de R3.443,88, em regime 2x2 (dois dias de trabalho por dois de folga, com jornada de 12 horas). A previsão é que os aprovados iniciem as atividades no próximo dia 15. A Plural, sediada em Santana de Parnaíba, é responsável pela impressão do jornal Folha de S.Paulo e das provas do Enem 2025.
Já no dia 9, foi a vez da Baymetrics Tecnologia, de Barueri, realizar entrevistas na unidade. A empresa está contratando seis estagiários, com bolsas de cerca de R$ 2 mil, e um especialista júnior em Banco de Dados, com salário de R$ 4 mil. Os aprovados devem começar já em janeiro de 2026.
Segundo a Secretaria Municipal de Emprego, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, novas entrevistas com empresas parceiras devem ocorrer nos próximos meses, reforçando o impacto da formação técnica no desenvolvimento profissional dos jovens da região.