São Paulo | 18ºC
Dom, 16 de Agosto
Política

PSDB nacional adia eleição das convenções e causa divisão na sigla

Eduardo Leite assumiu a presidência nacional do partido e nova executiva cancelou votações 

10 fev 2023 - 08h47   atualizado em 02/12/2025 às 09h48
PSDB nacional adia eleição das convenções e causa divisão na sigla A mudança ocorreu após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assumir a presidência nacional. (| DISPUTA |Eduardo Leite assumiu a presidência nacional do partido e nova executiva cancelou votações que ocorreriam no fim de semana (Foto: FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI)

Em mais um capítulo das divisões tucanas, a executiva nacional do PSDB decidiu adiar para o segundo semestre as convenções municipais que seriam realizadas neste mês. A votação em Barueri, por exemplo, seria no próximo domingo (11), mas agora deve ficar para agosto. A decisão causou reclamação de líderes da legenda em meio ao enfraquecimento que a sigla sofreu nos últimos anos.

A mudança ocorreu após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assumir a presidência nacional. Oficialmente, a direção aponta "a necessidade de fomentar amplo debate político do PSDB em todo Brasil" como motivo para o cancelamento das convenções.

No entanto, lideranças veem como uma tentativa de Leite ganhar tempo e emplacar aliados nos diretórios contra políticos próximos ao ex-governador João Doria (PSDB). As convenções municipais são importantes, pois definem quem toma as principais decisões das legendas em âmbito regional.

Com a decisão os atuais presidentes seguem no comando do partido. Em Barueri, o partido é comandado por Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo (PSDB), secretário de Indústria, Comércio e Trabalho da gestão de Rubens Furlan (PSDB). Procurado nos últimos dias, Magoo não retornou sobre como vê o futuro da sigla.

No PSDB desde 2015, Furlan nos últimos anos esteve mais próximo de Doria e do ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), a quem apoiou durante a eleição e agradeceu pela obra do Hospital Regional. Também é próximo do atual presidente estadual da legenda, Marco Vinholi (PSDB), cujo pai foi secretário municipal.

O cenário com a nova executiva nacional ainda é incerto, embora Bruna Furlan (PSDB) seja uma das mais votadas da sigla no estado.

No caso de Santana de Parnaíba, o cenário é ainda mais complicado. A legenda perdeu o diretório municipal, quando o ex-prefeito Elvis Cezar deixou o partido e foi para o PDT, levando consigo diversos aliados como o prefeito Marcos Tonho (PDT) e o deputado estadual Marmo Cezar (PDT).

Após ver a bancada reduzida a 13 deputados, o partido chegou a cogitar uma união com o Podemos, mas as conversas ainda não avançaram. 

Leia Também
Marçal consegue liminar para voltar ao PRTB, mas segue inelegível
Política Marçal consegue liminar para voltar ao PRTB, mas segue inelegível
Brasil abre processo para aplicar Lei da Reciprocidade e notifica diplomacia dos EUA
Tarifaço Brasil abre processo para aplicar Lei da Reciprocidade e notifica diplomacia dos EUA
Tarcísio deve iniciar campanha à reeleição em Osasco neste domingo (16)
Largada eleitoral Tarcísio deve iniciar campanha à reeleição em Osasco neste domingo (16)
Governo federal enfrenta ‘aperto’ de R$ 105,5 bilhões no orçamento
Pressão fiscal Governo federal enfrenta ‘aperto’ de R$ 105,5 bilhões no orçamento
Foto de vereadores ‘some’ do Diário Oficial de Santana de Parnaíba e gera questionamento
Política Foto de vereadores ‘some’ do Diário Oficial de Santana de Parnaíba e gera questionamento
Congresso volta do recesso com votações travadas pelo calendário eleitoral
Pós-recesso Congresso volta do recesso com votações travadas pelo calendário eleitoral
No 1º turno, Lula tem 40% e Flávio Bolsonaro 35%, diz BTG/Nexus
Pesquisa eleitoral No 1º turno, Lula tem 40% e Flávio Bolsonaro 35%, diz BTG/Nexus
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Justiça TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Ex-chefe de gabinete de Lula sai da campanha após polêmica
Bastidores de Brasília Ex-chefe de gabinete de Lula sai da campanha após polêmica
STJ condena Marco Buzzi por assédio sexual e importunação
Punição STJ condena Marco Buzzi por assédio sexual e importunação
Mais Lidas
Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Dança Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Agosto terá dois eclipses, mas só um poderá ser observado do Brasil
Astronomia Agosto terá dois eclipses, mas só um poderá ser observado do Brasil
Bailarino de 11 anos de Barueri conquista 1º lugar no Festival de Dança de Joinville
Talento Bailarino de 11 anos de Barueri conquista 1º lugar no Festival de Dança de Joinville
Mudanças no ITCMD impulsionam alta de 59% nas doações de imóveis em cinco anos
Tributação heranças Mudanças no ITCMD impulsionam alta de 59% nas doações de imóveis em cinco anos