Os vereadores de Barueri e de Santana de Parnaíba retomam as sessões legislativas na próxima terça-feira (2), a menos de dois meses das eleições de 2022. Apesar disso, parlamentares minimizam o impacto da campanha eleitoral no trabalho das Câmaras Municipais e afirmam que as votações seguiram o mesmo ritmo.
"É natural que os vereadores, por serem agentes políticos, cumpram agendas de campanha dos candidatos que apoiarão, mas isso de forma alguma afeta o trabalho da Câmara", afirma Toninho Furlan (PDT), presidente da Câmara de Barueri, citando o orçamento de 2023 como uma das principais pautas. "Todos sabem de seus compromissos e estarão no plenário para debater e votar os assuntos de interesse da população".
O legislativo na cidade deve se envolver sobretudo na campanha para nomes que devem concorrer à Assembleia Legislativa, como a deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que este ano disputará um cargo de deputado estadual. A parlamentar deve dobrar com Milton Monti (PSD) que tenta se cacifar como um representante da cidade, apesar do histórico no interior paulista.
Para Toninho, os parlamentares seguirão o ritmo das campanhas anteriores, participando das sessões e se envolvendo na "campanha eleitoral em horário e espaços adequados para isso".
Santana de Parnaíba
No caso de Santana de Parnaíba, a Câmara tem um vereador que deve entrar na corrida eleitoral. Silvinho Filho (PSD) é pré-candidato a deputado federal. Além disso, os vereadores têm se mobilizado em torno do apoio ao ex-prefeito Elvis Cezar (PDT), que disputará o governo do estado.
Presidente da Câmara, Sabrina Colela (Avante) também nega impacto da disputa eleitoral nos trabalhos da Casa. "Não acredito que afete, trataremos com responsabilidade e empenho o andamento dos trabalhos", afirma a parlamentar.
"No que me compete como presidente do Legislativo Municipal, continuarei com o mesmo empenho no andamento dos trabalhos, pois além de uma campanha eleitoral, temos nossas obrigações como vereadores do município", ressalta.
Leia Também
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização