O Brasil está entre os três países que mais utilizam o ChatGPT semanalmente, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
A informação faz parte do primeiro estudo focado no país, divulgado nesta terça-feira (12) pela OpenAI, criadora da tecnologia.
De acordo com a empresa, os usuários do ChatGPT enviam mais de 2 bilhões de mensagens por dia no mundo. No Brasil, esse número gira em torno de 140 milhões de interações diárias.
São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina lideram o uso da ferramenta no país. Em seguida, aparecem Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Amapá, Mato Grosso e Pernambuco.
Atualmente, a plataforma conta com cerca de 700 milhões de usuários semanais em todo o mundo. Já as versões corporativas da plataforma somam 5 milhões de usuários, segundo dados divulgados pela OpenAI na semana passada, durante o lançamento do GPT-5, a nova geração da inteligência artificial.
Perfil dos brasileiros
A pesquisa revela que os brasileiros que utilizam o ChatGPT tendem a ser mais jovens: 27% têm entre 18 e 24 anos, e 33% estão na faixa dos 25 aos 34 anos.
Segundo a OpenAI, isso mostra que muitos estudantes e profissionais em início de carreira já estão se tornando os chamados "nativos da IA".
"Esses números não são apenas estatísticas — são um reflexo poderoso da criatividade e curiosidade do povo brasileiro", afirma Nicolas Andrade, chefe de política para América Latina e Caribe da OpenAI.
O Brasil também se destaca como o maior polo de talentos em inteligência artificial da América Latina.
Atualmente, o país ocupa a segunda posição no mundo em número de desenvolvedores que utilizam a API da OpenAI e figura entre os cinco primeiros no ranking global de disseminação de habilidades em IA, segundo a empresa.
Leia Também
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Governo sanciona proibição do uso de linguagem neutra em órgão público
Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento da "Barragem de Mariana"
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo, diz ministro
Cidade devastada por tornado tem 2 mil sem luz; 32 seguem internados
Desastre de Mariana completa 10 anos e moradores ainda buscam justiça
Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio
IBGE lança proposta para mapear áreas verdes urbanas no Brasil