Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A uCondo, startup especializada em gestão condominial, realizou pesquisa neste ano e constatou que 13% dos apartamentos no Brasil abrigam algum tipo de pet, como cães, gatos ou pássaros.
Além disso, o levantamento apontou que 3,1% dos condomínios possuem animais mais exóticos, como porcos, roedores, répteis e anfíbios, os sapos também integram as preferências. No entanto, os favoritos seguem sendo os cães e gatos, 69,4% dos pets são cachorros e 27,5%, gatos.
Desafios
O aumento da presença de animais nos apês também traz seus desafios. Em 2023, a uCondo registrou mais de mil reclamações envolvendo pets em condomínios, principalmente relacionadas a barulho, sujeira e o uso das áreas comuns. "Embora frequentes, os desafios não têm diminuído o número de pets nos prédios. Por isso, a criação de regras claras sobre a convivência com animais é essencial para evitar conflitos entre os moradores", afirma Marcus Nobre, CEO da uCondo.
A startup também oferece uma solução prática: um sistema de cadastro de animais diretamente no aplicativo condominial, facilitando o controle e a gestão.
Estrutura para pets
De olho nesta presença que só aumenta, muitos condomínios já possuem áreas dedicadas especialmente aos animais, como playgrounds, praças e até parques exclusivos para eles. Os espaços estão destinados a melhorar a qualidade de vida dos pets, mas também incentivar a interação social entre os moradores. "Enquanto os animais brincam, os donos podem se conhecer e socializar, fortalecendo o convívio comunitário", destaca o CEO.
Dicas para evitar conflitos
Respeite a Lei do Silêncio: Conheça e siga as regras do condomínio sobre barulho. Evite deixar seu pet fazer barulho excessivo, especialmente em horários de silêncio.
Mantenha áreas comuns limpas: sempre limpe as fezes do seu animal imediatamente e evite que ele urine em locais inadequados. Isso ajuda a manter as áreas comuns agradáveis para todos.
Utilize coleiras e guias: Ao passear com seu pet nas áreas comuns, use coleiras e mantenha seu animal sob controle para evitar incidentes com outros moradores ou pets.
Cadastre seu pet: Verifique se o condomínio exige o cadastro de animais. Manter as informações atualizadas facilita a gestão e a convivência.
Participe de reuniões: Esteja presente nas reuniões de condomínio e contribua para discutir regras e soluções sobre a convivência com animais. Isso ajuda a promover um ambiente colaborativo.
Utilize coleiras e guias: Ao passear com seu pet nas áreas comuns, use coleiras e mantenha seu animal sob controle para evitar incidentes com outros moradores ou pets.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade