Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Segundo semestre de 2025. Essa é a previsão para término do complexo de obras que está sendo realizado desde 2022 na Rodovia Castello Branco. O projeto, que promete ajudar a desafogar o trânsito local, contempla a extensão das pistas marginais do km 23 ao km 27, em ambos os sentidos, uma faixa adicional, já entregue, do km 27 ao 32, sentido interior, e a remodelação dos trevos de Alphaville e Barueri.
A obra para a extensão das pistas marginais segue a todo vapor. Segundo a CCR ViaOeste, responsável pela execução deste projeto, atualmente, estão sendo feitas as duas novas pontes Guilherme de Almeida, além de contenções e trechos do novo pavimento das marginais.
"Recentemente, já liberamos alguns trechos importantes, como os em frente ao Iguatemi Alphaville, Leroy Merlin, na Av. Anápolis e no Trevo do Rotary, que dá acesso ao interior", destacou a empresa.
Trevo de Alphaville
A remodelação do trevo de Alphaville também promete mudar o cenário do trânsito local. Isso porque os trevos do lado leste (capital) e oeste (interior) para acessar o bairro passarão por intervenções. A principal mudança será a segregação dos fluxos, eliminando cruzamentos e as chamadas disputas de veículos.
De acordo com a concessionária, a obra está em pleno andamento e estão sendo construídos dois novos viadutos no lado leste do trevo, além do alargamento de um viaduto existente na pista expressa oeste e a adequação da pavimentação no lado oeste.
"O próximo passo na obra do trevo de Alphaville envolve a finalização dos viadutos, o que nos permitirá executar um novo acesso subindo a Alameda Rio Negro e adequar o viário do trevo em ambos os lados", apontou.
Em recente entrevista à FA, a CCR informou que, até o fim do segundo semestre de 2024, serão feitas entregas parciais do trevo de Alphaville.
O que vai mudar no trevo de Alphaville?
Do interior para Alphaville: Para quem vem do interior e desejar entrar em Alphaville, a grande mudança será a criação de uma nova alça, chamada de nova saída 23 A, em que o motorista acessará diretamente a Al. Rio Negro. Já para aqueles que desejarem seguir para a Estrada da Aldeinha, o acesso deverá ser feito pela saída já existente. Os movimentos de quem sai da Estrada da Aldeinha em direção a São Paulo ou Al. Rio Negro serão mantidos, assim como para quem sai da Al. Rio Negro e quer seguir para a Estrada da Aldeinha ou para a capital.
Da capital para Alphaville: Já para quem vier da capital e for acessar Alphaville, será construído um novo acesso direto à Al. Rio Negro, por meio de um viaduto que será executado, eliminando o cruzamento existente hoje com quem vem do interior ou da Estrada da Aldeinha. O acesso para a Av. Tamboré será mantido. Para quem vem da Aldeinha e quer ir para a Rio Negro, passará debaixo desse viaduto, onde o motorista poderá seguir na Rio Negro ou ir para a Av. Tamboré. Quem vem da Castello vai passar sobre a ponte, que se encaixará lá na frente na Rio Negro.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade