São Paulo | 27ºC
Qua, 03 de Dezembro
Busca
Empresas

OLX, Temu e AliExpress são os e-commerces e marketplaces que mais trazem desconfiança aos consumidor

 Participantes da pesquisa apontaram assuntos falsos nas redes sociais entre os pontos negativos 

14 Jul 2025 - 10h59   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
OLX, Temu e AliExpress são os e-commerces e marketplaces que mais trazem desconfiança aos consumidor
Segundo pesquisa da Branddi, especialista em proteção de marcas no ambiente digital,  os e-commerces e marketplaces que, atualmente, mais trazem desconfiança entre os consumidores são OLX (50%), Temu (36%), AliExpress (29%), Shoppe (29%) e Mercado Livre (28%).

De acordo com os participantes do estudo, anúncios falsos em redes sociais são o tipo de golpe mais comum em seus círculos sociais (71%). Na sequência, aparecem os sites falsos que se passam por uma loja oficial (60%) e e-mails ou mensagens que direcionam para portais piratas (52%).

Considerando os golpes citados, que se configuram como concorrência desleal (ao utilizarem a imagem de uma marca para confundir os consumidores em ações fraudulentas), o Procon vem alertando a população sobre esse modelo de fraude. O órgão chama atenção para o uso de perfis falsos e de inteligência artificial como recursos para simular campanhas de empresas conhecidas, geralmente oferecendo produtos com preços abaixo do mercado ou vantagens irreais.

Diego Daminelli, CEO da Branddi, fala sobre a importância de os negócios se manterem protegidos de modo a manter o vínculo com os consumidores: "Quando uma marca é usada em um golpe, o cliente afetado geralmente associa essa experiência negativa à própria empresa, ainda que ela não tenha sido responsável pela fraude. Por isso, cuidar da presença digital vai além de uma questão técnica: é uma estratégia essencial de gestão da reputação e de confiança".

Ações de proteção são critério de confiança
A boa notícia para as marcas é que, mesmo após experiências negativas, muitos consumidores demonstram disposição para reavaliar suas decisões, desde que percebam uma postura responsável e transparente por parte das empresas.

Para 53% dos entrevistados, a implementação de medidas de proteção mais visíveis no site é o principal fator que aumentaria a credibilidade após um golpe. Outros 42% mencionaram a importância de um posicionamento público sobre o caso, e 42% valorizam o reforço da comunicação sobre fraudes nos canais oficiais.

"As marcas não podem mais aguardar o problema acontecer para agir. Hoje, o consumidor espera que as empresas estejam atentas, comuniquem riscos e atuem de forma preventiva. Assumir um local de orientação em canais próprios, educando a população antecipadamente, também se mostra como uma atitude extremamente bem vista. Essa responsabilidade digital auxilia na construção da confiança que o cliente deposita nas marcas", ressalta Daminelli.

O estudo
Para o estudo, foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais.

Os dados foram levantados via plataforma de pesquisas online e a coleta realizada no dia 12 de junho de 2025. 

Leia Também

Campari Brasil promove workshop sobre marketing ético e influência digital
Práticas responsáveis

Campari Brasil promove workshop sobre marketing ético e influência digital

Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta

Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta

Empresa de Barueri reúne mais de 300 líderes para traçar estratégias de 2026

Empresa de Barueri reúne mais de 300 líderes para traçar estratégias de 2026

Killer Burger contrata profissionais 50+ e valoriza experiência em Alphaville

Killer Burger contrata profissionais 50+ e valoriza experiência em Alphaville

Barueri autoriza implantação de projeto da Scala para construção de maior campus de data centers da

Barueri autoriza implantação de projeto da Scala para construção de maior campus de data centers da

Luppa transforma carreira corporativa em história de empreendedorismo
Entrevista

Luppa transforma carreira corporativa em história de empreendedorismo

MPD Engenharia abre inscrições para novo Programa de Trainee em Engenharia Civil

MPD Engenharia abre inscrições para novo Programa de Trainee em Engenharia Civil

Azul e Pizza Prime ampliam parceria e servem pizzas em voos internacionais para Europa

Azul e Pizza Prime ampliam parceria e servem pizzas em voos internacionais para Europa

Instituto Evollution inaugura nova sede em Alphaville com foco em saúde integrativa e performance

Instituto Evollution inaugura nova sede em Alphaville com foco em saúde integrativa e performance

Summit nacional de inovação feminina, com raízes em Alphaville, reúne 350 líderes em SP

Summit nacional de inovação feminina, com raízes em Alphaville, reúne 350 líderes em SP

Mais Lidas

Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Eleições

Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP

Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Abastecimento

Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade

Santana de Parnaíba é finalista do Prêmio Top Destinos Turísticos 2025
Top Destinos

Santana de Parnaíba é finalista do Prêmio Top Destinos Turísticos 2025

Barueri faz pré-lançamento do portal Emprega+
Economia

Barueri faz pré-lançamento do portal Emprega+