Nova estrutura foi equipada com 12 computadores de última geração, preparados para atender às atividades de programação, desenvolvimento de projetos tecnológicos e produção de conteúdo digital
(Imagem: Divulgação Prefeitura Santana de Parnaíba)
A Prefeitura de Santana de Parnaíba ampliou os investimentos em educação tecnológica com a inauguração da nova Sala Maker da Fábrica de Programadores.
O espaço, entregue na última quinta-feira (25), foi criado para oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino experiências práticas de aprendizagem, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico, a inovação e o desenvolvimento de competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
A nova unidade disponibilizará 240 vagas para alunos do Ensino Fundamental II. As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de julho, por meio de um link que será divulgado nas redes sociais da Prefeitura. As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos pelo programa.
A nova estrutura foi equipada com 12 computadores de última geração, preparados para atender às atividades de programação, desenvolvimento de projetos tecnológicos e produção de conteúdo digital. Outro destaque é a implantação de um estúdio de podcast, que permitirá aos estudantes produzir conteúdos em áudio, exercitando habilidades como comunicação, criatividade, trabalho em equipe e expressão oral.
Com essa, já são 11 Salas Makers distribuídas em polos da rede educacional da cidade.
Aprendizagem na prática
Inspiradas no conceito internacional dos espaços "maker", as Salas Makers têm como objetivo transformar o estudante em protagonista do próprio aprendizado. Nesses ambientes, a proposta vai além do ensino tradicional, incentivando a experimentação, a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos por meio do uso de tecnologias e metodologias inovadoras.
Na Fábrica de Programadores, a metodologia combina atividades teóricas e práticas para despertar o interesse dos jovens pelas áreas de tecnologia, inovação e programação, preparando-os para os desafios da transformação digital e das futuras carreiras ligadas ao setor.
Rede de inovação cresce na cidade
Com a inauguração da nova unidade, Santana de Parnaíba fortalece a política de expansão dos ambientes voltados à inovação na educação pública. Atualmente, o município conta com 11 Salas Makers distribuídas em diferentes polos educacionais, ampliando o acesso dos estudantes a recursos tecnológicos e práticas de aprendizagem ativa.
Os espaços estão instalados nos colégios Alba, Aldonio, Ana Aparecida, Manoel Jacob, Maria Fernandes, André Fernandes, Ricarda, Abelardo, Tom Jobim e Carla Gemmi, além da própria Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a administração municipal, esses ambientes permitem que os alunos coloquem em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvam projetos colaborativos e tenham contato com ferramentas utilizadas em áreas como programação, robótica, comunicação digital e criação de conteúdo.
A expectativa é que a nova Sala Maker da Fábrica de Programadores amplie as oportunidades de aprendizagem tecnológica para estudantes da rede municipal, contribuindo para a formação de jovens mais preparados para os desafios acadêmicos, profissionais e sociais de uma sociedade cada vez mais conectada.