(Governo de SP)
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), lança nesta terça-feira (21) a Jornada da TecnologIA, nova trilha formativa gratuita do Qualifica SP voltada para o desenvolvimento de competências em Inteligência Artificial (IA).
A oferta possui mais de 1,2 milhão de vagas e as inscrições devem ser realizadas pelo www.qualificasp.sp.gov.br. A iniciativa tem como objetivo preparar e atualizar os interessados para as novas demandas do mercado e conectá-los diretamente a oportunidades de empregabilidade.
De acordo com o relatório "Futuro dos Empregos 2025" do Fórum Econômico Mundial, a IA e o Big Data estão no topo da lista das habilidades tecnológicas que mais crescerão nos próximos anos, reforçando a importância da qualificação profissional na área Pensando neste cenário, a SDE articulou a doação de formações em Inteligência Artificial, oferecidas em parceria com as empresas StartSe e Salesforce, que somam 1.250.000 vagas.
Para complementar a formação, a pasta também está disponibilizando gratuitamente quatro cursos avançados na área de tecnologia, como computação em nuvem e desenvolvimento de chatbots. A Jornada da TecnologIA foi desenhada para permitir uma evolução progressiva de conhecimentos em Inteligência Artificial e outros ramos da tecnologia, levando os estudantes desde o básico até aplicação prática desses fundamentos.
Confira as três etapas da trilha formativa: 1ª Etapa – StartSe: IA para Todos (1 milhão de vagas)2ª Etapa – Salesforce: Agentes de IA (250 mil vagas)
- Curso introdutório e acessível sobre os conceitos básicos da Inteligência Artificial e suas aplicações no dia a dia.
- Carga horária: 4h
- Início das aulas: imediato (remoto)
- Inscrições: a partir de 21/10
3ª Etapa – Qualifica SP: Formação em tecnologia (120 vagas)
- Formação voltada ao desenvolvimento de agentes de IA, com foco em Ciência de Dados, Business Intelligence, Ética e Governança.
- Carga horária: 15h38min
- Início das aulas: imediato (remoto)
- Inscrições: a partir de 21/10
- Etapa prática com turmas específicas e foco em qualificação profissional e empregabilidade.
- Carga horária: 80h
- Início das aulas: 24/11 (previsão)
- Inscrições: de 21/10 a 09/11
- Cursos disponíveis:
- Desenvolvimento de Chatbots (30 vagas) e IoT – Internet das Coisas (30 vagas). Cursos disponíveis para pessoas para pessoas entre 16 e 24 anos (Meu Primeiro Emprego).
- Introdução à Cibersegurança (30 vagas) e Computação em nuvem (30 vagas). Cursos disponíveis para pessoas entre 25 e 59 anos (Novo Emprego).
Ao todo, a jornada completa soma cerca de 100 horas de capacitação e pode ser concluída até a primeira quinzena de janeiro de 2026. Os participantes que finalizarem as três etapas de aprendizagem serão convidados a participar de uma Ação de Empregabilidade promovida pela pasta com empresas de tecnologia parceiras em todo o Estado, aumentando suas chances de inserção profissional qualificada.
Como participar
Basta acessar o www.qualificasp.sp.gov.br e navegar até a seção "Nossas ofertas". Lá, o aluno encontrará os cursos disponíveis da Jornada da TecnologIA, além das orientações para realizar o cadastro e garantir uma vaga. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida.
Vestibular da USP
Fuvest divulga lista de aprovados no vestibular 2026
Ensino Médio
Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
Ensino superior
Sisu 2026: candidatos já podem consultar vagas e regras das universidades
Barueri
Etec Antônio Furlan lança pesquisa para identificar demanda por novos cursos técnicos
Bolsa Estágio
Estudantes do Ensino Médio Técnico podem se inscrever para vagas durante as férias
THE Latin America University Ranking
USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico
Educação
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Educação
Educação de SP se une à Harvard para criar estratégias para melhoria do aprendizado de língua portug
Educação
Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC