São Paulo | 19ºC
Sáb, 24 de Janeiro
Busca
Cidades

Prefeitura de Barueri monitora pontos hídricos na região de Alphaville, Tamboré e 18 do Forte

Segundo a gestão, algas no Parque Dom José é fenômeno natural 

13 ago 2025 - 09h22   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Prefeitura de Barueri monitora pontos hídricos na região de Alphaville, Tamboré e 18 do Forte Qualidade da água do Parque Municipal foi avaliada dia 7, prefeitura diz que está dentro da normalidade (Prefeitura de Barueri/Divulgação)

A Prefeitura de Barueri monitora 18 pontos hídricos na cidade, entre lagos, nascentes, córregos e rios. O trabalho, realizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), contempla as regiões de Alphaville, Tamboré e 18 do Forte (confira abaixo a lista completa).

São feitas coletas de amostras para análise laboratorial, com o objetivo de avaliar a qualidade da água e a saúde dos ecossistemas aquáticos.

São observados fatores como a presença de algas, níveis de oxigenação e eventuais mortes de animais.Esses fenômenos podem ser causados tanto por processos naturais quanto por ações humanas, como o descarte irregular de esgoto, resíduos tóxicos ou metais pesados.

Entre os pontos analisados estão: o córrego no Jardim dos Altos; o Córrego Cachoeira, na Estrada dos Romeiros, na Vila São Silvestre; o Lago Orion, na Aldeia da Serra; e o córrego localizado próximo ao kartódromo da mesma região. Também fazem parte do monitoramento o lago do Parque Municipal Dom José; o Córrego Gupê, no Jardim Belval; e o córrego do Jardim Audir. O Rio Cotia, na Aldeia de Barueri, e o Rio Barueri-Mirim, na Vila Nilva, também são analisados, assim como dois trechos do Rio Tietê: um nas proximidades do bairro Santa Cecília e outro na Rua da Prata, na Vila Boa Vista.

Outros locais incluem o Córrego Piracema, no Tamboré; o Córrego Garcia, com análises realizadas tanto no Parque Imperial quanto na região da 18 do Forte; o lago localizado no Parque Ecológico do Tietê, em Alphaville; o córrego da Rua Aníbal Corrêa, no Parque Viana; o Córrego Lajeado, no Jardim Líbano; e, por fim, o Córrego Laranja Azeda, no Jardim Silveira.

Monitoramento 

As análises da qualidade da água em Barueri são conduzidas por uma equipe técnica composta por um fiscal de posturas e um engenheiro ambiental, com o apoio de estagiários do curso de Química da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), unidade Engenho Novo.

O trabalho conta ainda com a parceria da empresa Hanna Instrumentos, responsável pelo fornecimento dos equipamentos de medição, acompanhada por um representante legal.

Parque Dom José

Na manhã do dia 7 de agosto, a equipe esteve no lago do Parque Municipal Dom José para retirar amostras da água. De acordo com a administração, a avaliação preliminar aponta que a presença de algas no lago é um fenômeno natural, intensificado pela escassez de chuvas. 

"A ocorrência não compromete a oxigenação da água, não provoca a morte de animais e não gera odores desagradáveis em excesso.  Em laboratório, são analisados diversos parâmetros da água, entre eles: alcalinidade, cloreto, cloro livre, demanda química de oxigênio (DQO), dureza total, ferro dissolvido, nitrogênio amoniacal, nitrogênio total, nitrito, nitrato, turbidez, fósforo total e sólidos totais. Já as medições realizadas em campo incluem oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade, pH, presença de sólidos objetáveis, odor, materiais flutuantes, óleos e graxas, além da presença de corantes", informou a gestão.

Os relatórios com os resultados das análises estão disponíveis na aba "Relatório de Qualidade Ambiental", na página da Sema, no portal da Prefeitura de Barueri.

Manutenção contínua

O fiscal Vinicius Barros Rodrigues e o gestor da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), destacam a importância de manter esse trabalho de forma contínua. Segundo eles, a realização periódica das análises permite respostas mais ágeis na recuperação dos corpos hídricos quando alterações são identificadas.

"A água é um recurso natural essencial para a vida e para o equilíbrio ambiental. Por isso, a Secretaria realiza o monitoramento contínuo da qualidade das águas superficiais ao longo de todos os trimestres do ano. Esse trabalho é fundamental para detectar mudanças, prevenir a poluição e proteger nascentes, córregos e rios. O acompanhamento regular também permite verificar os avanços no serviço de coleta e tratamento de esgoto no município, além de reforçar os efeitos das ações de licenciamento e fiscalização ambiental. Trabalhamos hoje para garantir um futuro melhor, preservando esse recurso tão valioso para as próximas gerações", afirmou Bidu. 

A participação da população é essencial, e pequenas atitudes do dia a dia podem ter grande impacto na conservação dos ambientes aquáticos. Entre elas estão:

  • Não jogar lixo em ruas, calçadas ou terrenos baldios, pois a chuva pode levar esses resíduos até rios e córregos, poluindo-os.
  • Participar de mutirões de limpeza em seu bairro ou região.
  • Reduzir o uso de produtos poluentes, como sabões e detergentes comuns, que podem escoar para os rios. Dê preferência a produtos biodegradáveis.
  • Evitar o descarte de resíduos nas vias públicas por meio de varrição, como folhas, terra ou entulho, pois isso pode entupir bueiros e impedir o escoamento da água para os córregos.
  • Plantar vegetação nas proximidades de rios e córregos ajuda a filtrar a água da chuva e evita a erosão das margens.
  • Denunciar irregularidades à Prefeitura ou aos órgãos ambientais contribui para coibir o despejo irregular de esgoto e resíduos químicos nos cursos d'água. A Sema (Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente) recebe denúncias pelo telefone (11) 4199-1500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Promover o uso e reuso racional da água, reduzindo o consumo e a produção de esgoto, o que diminui a pressão sobre rios e lagos.

As ocorrências podem ser informadas diretamente à Administração do parque, localizada na entrada principal, ou ao Departamento de Parques, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), pelo telefone (11) 4199-1500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Leia Também
Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Verão Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho
Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Paradas estratégicas Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Abastecimento Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Consórcio Intermunicipal Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Telefones Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Cidades Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Arena Nick Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Telas Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Mais Lidas
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Barueri Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Bike Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União
Dívida ativa Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União