Lerner ganhou notoriedade com seu projeto de planejamento urbano e da transformação do transporte público em Curitiba (Foto: Divulgação)
Nesta quinta-feira (27), o arquiteto e urbanista Jaime Lerner morreu aos 83 anos. Ele estava internado desde domingo no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, e faleceu em decorrência de complicações de doença renal crônica.
Formado pela Universidade federal do Paraná, Lerner foi responsável por projetos no ramo em diferentes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Entre os que mais ganhou notoriedade está o projeto de planejamento urbano e da transformação do transporte público em Curitiba.
Na região, Jaime fez o planejamento urbano do loteamento de Tamboré em 1988. Em uma entrevista para o Jornal Folha de São Paulo no ano de 1995, Fábio Penteado de Ulhôa Rodrigues, da Tamboré S.A, afirmou que Lerner identificou uma falta de áreas para comércio e indústria na região e, por essa razão, foram reservados espaços equilibrados entre moradia, lazer, comércio e área empresarial.
Lerner também trilhou uma carreira na política. Entre os anos de 1970 e 1990, ele foi prefeito de Curitiba três vezes e foi duas vezes governador do Paraná, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002.
Setor aéreo
Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Limpeza
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Previsão
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Expediente
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Produto na piscina
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Investigação
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Luto
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Transporte
CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Luz
Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Região
Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado