São Paulo | 19ºC
Qui, 30 de Abril
Busca
Alerta

“Temos que ficar atentos com uma Terceira Onda da Covid-19”, diz secretário da Saúde de Barueri

Segundo a Fiocruz, apesar do Brasil ter apresentado uma redução nas taxas de mortalidade pela Covid-19, a incidência de casos ainda é alta 

14 mai 2021 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h43
“Temos que ficar atentos com uma Terceira Onda da
Covid-19”, diz secretário da Saúde de Barueri Segundo a Prefeitura de Barueri, a média de mortes pela doença por dia na cidade é de 1,7. Já em Santana de Parnaíba, esse índice está abaixo de um (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)
Nesta quarta-feira (12), o Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz revelou que, apesar do Brasil ter apresentado uma redução nas taxas de mortalidade pela Covid-19 nas últimas duas semanas, a incidência de casos ainda é alta, o que poderia levar a uma terceira onda da doença. Entre 2 e 8 de maio, foi registrada uma média diária de 61 mil casos e 2,1 mil óbitos por Covid-19.

Em Barueri, segundo informações da gestão, a média de mortes pela doença por dia na cidade é de 1,7, enquanto a mais alta registrada foi em março, com 8,6. Já em Santana de Parnaíba, esse índice está abaixo de um.

Nesta quinta-feira (13), o município barueriense chegou a uma média móvel de 75 casos da Covid-19, enquanto Parnaíba atingiu uma média de 78. Os dados são da Fundação Seade. 

Também nesta quinta, Barueri anotou um total de 21.230 ocorrências da doença e Parnaíba, 11.263.

Ainda segundo a análise da Fiocruz, esse conjunto de indicadores mostram que há ainda uma intensa circulação do vírus e que a pandemia pode permanecer em níveis críticos ao longo das próximas semanas.

"A observada manutenção de um alto patamar, apesar da ligeira redução nos indicadores de criticidade da pandemia, exige que sejam mantidos todos os cuidados, pois uma terceira onda agora, com taxas ainda tão elevadas, pode representar uma crise sanitária ainda mais grave", apontou o boletim.

Barueri preparada

Em Barueri, a preocupação com uma possível terceira onda da Covid-19 está no radar da gestão. À reportagem, o secretário de Saúde, Dionísio Alvarez, afirmou que todos estão atentos com esse possível cenário.

"Nós ficamos preocupados, pois dizem que pode vir uma terceira onda da doença e nós temos que ficar realmente atentos. Podemos observar pelas internações, por exemplo. Há dias que diminui o número de pessoas internadas e em outros, aumenta", destacou Dionísio.

O secretário informou ainda que a cidade está preparada caso tenha um aumento nas hospitalizações. "Nós fizemos uma reforma na UBS Benedicta Carlota, no Jardim Silveira, e se houver necessidade de aumentar o número de leitos, nós vamos utilizar este local. Está pronto para isso", garantiu. 

Leia Também
Sabesp é obrigada a instalar equipamentos contra ar em tubulações em cidades paulistas
Direito do consumidor Sabesp é obrigada a instalar equipamentos contra ar em tubulações em cidades paulistas
Feriado de 1º de maio deve ter tempo firme, mas no domingo o clima esfria
Clima Feriado de 1º de maio deve ter tempo firme, mas no domingo o clima esfria
Concessionárias alertam para alto volume de veículos durante o feriado de 1º de maio
Movimento nas estradas Concessionárias alertam para alto volume de veículos durante o feriado de 1º de maio
Confira o que abre e fecha no Dia do Trabalhador
Feriado Confira o que abre e fecha no Dia do Trabalhador
Operação Muralha Paulista captura 34 foragidos e realiza prisões em flagrante
Segurança Operação Muralha Paulista captura 34 foragidos e realiza prisões em flagrante
Polícia de SP devolve mais de 380 celulares roubados
Ação policial Polícia de SP devolve mais de 380 celulares roubados
Marco Vinholi estreia na Jovem Pan com programa voltado ao empreendedorismo
Novidade Marco Vinholi estreia na Jovem Pan com programa voltado ao empreendedorismo
Região já registra alertas de insegurança no Waze em trechos de grande movimento
Ferramenta Região já registra alertas de insegurança no Waze em trechos de grande movimento
ViaOeste libera novo acesso no Trevo de Alphaville nesta quarta (29)
Tráfego ViaOeste libera novo acesso no Trevo de Alphaville nesta quarta (29)
Sabesp lidera ranking de reclamações do Procon-SP em 2025
Direito do consumidor Sabesp lidera ranking de reclamações do Procon-SP em 2025
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Gastronomia Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio