São Paulo | 29ºC
Dom, 15 de Fevereiro
Busca
Quedas de energia

Grupo auxilia moradores em caso de danos em equipamentos elétricos

"Prejuízos por oscilação de energia" é focado em troca de informações 

05 mar 2021 - 08h05   atualizado em 02/12/2025 às 09h43
Grupo auxilia moradores em caso de danos em equipamentos elétricos Dayana Biaski já perdeu televisão, micro-ondas e até uma geladeira por conta de quedas na luz (Foto: Arquivo pessoal)

 Não é difícil encontrar moradores de Alphaville reclamando nas redes sociais sobre as quedas ou oscilações de energia nesta época do ano e muitos acabam perdendo equipamentos elétricos. "Bastou chover que cai a energia em praticamente todos os residenciais aqui de Alphaville. E o pior é que uma certa vez já queimou de uma vez, 6 aparelhos aqui em casa", relatou um morador.

À reportagem, a Enel informou que realiza ações de manutenção e melhoria em sua rede. "Porém, eventos externos, como descargas atmosféricas, contato de objetos com a rede em dias chuvosos ou vegetação desordenada no passeio podem gerar desligamentos", destacou.

Para auxiliar nestes momentos, o morador de Alphaville, Luiz Vieira, criou há dois meses o grupo no Facebook "Prejuízos por oscilação de energia - Alphaville e Região". A ideia é ser um suporte de dúvidas sobre o que fazer em situações como as citadas.

"O nosso foco não é atacar a empresa, mas sim ser um canal de troca de informações entre os moradores sobre locais que estão sem energia, dia e horário que ocorreu uma oscilação de luz e tirando dúvidas entre elas", explicou Luiz.

Dayana Bialski faz parte desse grupo e, segundo ela, já perdeu equipamentos em sua casa. "Perdi uma TV, geladeira e um micro-ondas. Como o processo é demorado, nunca fui ressarcida", apontou.

Solicitação
Segundo a Enel, a solicitação de indenização de equipamentos pode ser feita pelo site (eneldistribuicaosp.com.br/para-seu-negocio/pedido-de-indenizacao), App Enel SP e telefone (0800 72 72 120).

"O cliente deverá fornecer diferentes informações, como dados do equipamento e descrição da ocorrência. O prazo de retorno é de 90 dias após a provável data de ocorrência do dano. A média de pedidos procedentes em 2021 é de 8%", informou.
Leia Também
Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Setor aéreo Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Limpeza Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Investigação Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Luto Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Transporte CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Luz Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Região Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Mais Lidas
Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Eixo viário Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Carnaval de Barueri tem programação confirmada para o dia 15 no Centro
Tradição Carnaval de Barueri tem programação confirmada para o dia 15 no Centro
Carnaval em Santana de Parnaíba começa nesta sexta-feira (30)
Folia Carnaval em Santana de Parnaíba começa nesta sexta-feira (30)