Oito de setembro. Esta é a data prevista para a volta das aulas presenciais em escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador João Doria nesta quarta-feira (24). As atividades foram suspensas em março por conta da pandemia da Covid-19. Escolas da região já se preparam para o retorno.
Segundo a gestão, nesta primeira etapa, as salas devem ter ocupação máxima de 35%, com revezamento de estudantes durante a semana, que será definido pela escola. As instituições terão que seguir um rígido protocolo de segurança com ações, como distanciamento de 1,5 m, recreios com revezamento das turmas em horários alternados e fornecimento de água potável em recipientes individuais.
"Será uma volta gradual e responsável, que tem como princípio fundamental garantir a saúde e a vida dos alunos e profissionais de Educação", afirmou Doria.
De acordo com a governo, a retomada das atividades presenciais só acontecerá de fato se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela do Plano SP por 28 dias consecutivos. A fase citada é a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia. Atualmente, a capital e Região Metropolitana estão na fase dois laranja.
Escolas da região
Em entrevista à Folha de Alphaville, a diretora pedagógica do Colégio Objetivo, Maria Luiza Guimarães, disse que a instituição já vem se preparando para a reabertura e que seguirá todos os protocolos de saúde do Governo do Estado.
"Teremos tapetes higienizadores, limpeza contínua das salas e espaços comuns, além de suportes com álcool gel que já tínhamos na escola. Estamos estudando realizar testes da Covid-19 em funcionários para garantir a segurança de todos", destacou Maria Luiza.
A diretora pedagógica enfatiza que ainda será decidido qual faixa etária de alunos deve retornar inicialmente. "Daremos também toda a liberdade para os pais que não quiserem enviar seus filhos para a escola neste primeiro momento. Vamos entender e eles manterão fazendo as aulas online ao vivo, que têm funcionado muito bem", disse.
Segundo a gestão, nesta primeira etapa, as salas devem ter ocupação máxima de 35%, com revezamento de estudantes durante a semana, que será definido pela escola. As instituições terão que seguir um rígido protocolo de segurança com ações, como distanciamento de 1,5 m, recreios com revezamento das turmas em horários alternados e fornecimento de água potável em recipientes individuais.
"Será uma volta gradual e responsável, que tem como princípio fundamental garantir a saúde e a vida dos alunos e profissionais de Educação", afirmou Doria.
De acordo com a governo, a retomada das atividades presenciais só acontecerá de fato se todas as regiões do estado permanecerem na etapa amarela do Plano SP por 28 dias consecutivos. A fase citada é a terceira menos restritiva segundo critérios de capacidade hospitalar e progressão da pandemia. Atualmente, a capital e Região Metropolitana estão na fase dois laranja.
Escolas da região
Em entrevista à Folha de Alphaville, a diretora pedagógica do Colégio Objetivo, Maria Luiza Guimarães, disse que a instituição já vem se preparando para a reabertura e que seguirá todos os protocolos de saúde do Governo do Estado.
"Teremos tapetes higienizadores, limpeza contínua das salas e espaços comuns, além de suportes com álcool gel que já tínhamos na escola. Estamos estudando realizar testes da Covid-19 em funcionários para garantir a segurança de todos", destacou Maria Luiza.
A diretora pedagógica enfatiza que ainda será decidido qual faixa etária de alunos deve retornar inicialmente. "Daremos também toda a liberdade para os pais que não quiserem enviar seus filhos para a escola neste primeiro momento. Vamos entender e eles manterão fazendo as aulas online ao vivo, que têm funcionado muito bem", disse.
Já o Colégio Mackenzie afirmou que um grupo multidisciplinar do instituto está se dedicando a estudar medidas que irão compor as ações para volta às aulas. "Iremos aplicar todos os procedimentos de prevenção indicados pelas autoridades, a fim de diminuir as possibilidades de contágio em nosso campus", disse.
Educação
Fuvest anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da USP em 2028
Mobilidade
Obras da Castello entram na reta final, mas conclusão do Trevo de Alphaville é adiada para agosto
Investigação
Operação Falsa Las Vegas apura suspeitas em contratos e lavagem de dinheiro em Barueri
Investigação
Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça (23)
Cinema
Cinesystem oferece ingresso grátis para pessoas com calvície em sessões de Toy Story 5 hoje (22)
Gastronomia
Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Infraestrutura
Prefeituras estudam novo piscinão no Rio Cotia para reforçar combate às enchentes na região
Clima
Inverno de 2026 começa neste domingo (21) no Brasil e pode ter variação de chuva no Sudeste
Segurança
Integração de drones e helicópteros ao Muralha Paulista amplia monitoramento da PM
Mobilidade urbana
Ecovias intensifica ações para prevenir queimadas nas rodovias durante período de estiagem