Nesta segunda-feira (15), algumas categorias de comércios não essenciais voltaram a funcionar na região. Para entender o comportamento e a avaliação dos moradores em relação aos cuidados com a saúde nos estabelecimentos, a Folha de Alphaville realizou uma enquete nas redes sociais na terça-feira (16) e quarta-feira (17). Mais de 300 pessoas participaram.
A Região Metropolitana de São Paulo, o que inclui Barueri e Santana de Parnaíba, ingressou na última semana na fase laranja do Plano SP. Esta etapa autorizou a abertura de comércios de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e imobiliárias, com restrições, que estavam fechados por conta da pandemia da Covid-19.
A pesquisa revelou que, apesar da liberação, 83% dos que responderam a enquete afirmaram que ainda não se deslocaram até esses estabelecimentos. Apenas 17% dos respondentes disseram que já foram a algum comércio que foi reaberto.
Em relação à organização e cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos pelas Prefeituras de Barueri e Parnaíba, as opiniões ficaram divididas.
"No shopping, todas as lojas seguindo protocolos, bem como os clientes. Tudo ok", contou um morador. Já uma outra disse: "Muitos lojistas não estão respeitando a ordem direito".
Fiscalização
Em contato com a redação, a Prefeitura de Barueri informou que a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho e a Vigilância Sanitária estão realizando visitas orientativas aos comércios em relação ao protocolo sanitário.
Em Parnaíba, a fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária. "Eles verificam se as medidas preventivas e higiênicas, tanto do estabelecimento, quanto de seus funcionários e colaboradores, estão sendo cumpridas", apontou a gestão.
As duas cidades afirmaram que, até o momento, nenhuma irregularidade foi identificada nos estabelecimentos. Mas ambas alertaram que o munícipe pode denunciar.
Em Barueri, a reclamação pode ser feita pelo APP Barueri e também Ouvidoria Geral. O estabelecimento que descumprir as medidas pode ter o alvará de funcionamento cassado.
As denúncias em Parnaíba são pelo Departamento de Vigilância Sanitária (4154-6146) ou na Guarda Municipal (153). A multa é de 60 a 120 vezes o valor nominal da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.
Ranking 2025
Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Exército
Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Comodato
Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Setor aéreo
Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Expediente
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Limpeza
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Previsão
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Produto na piscina
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Investigação
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Luto
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek