Em 2018, o Brasil registrou um aumento de 3,4% na cobertura das redes de água potável em áreas urbanas. Este é apenas um dos dados do Diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2018), divulgado terça-feira (10), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo o levantamento, em Barueri e Santana de Parnaíba, 100% da população de ambas as cidades já contam com abastecimento de água.
O documento mostra a situação de cobertura do setor no país em três grupos: água e esgoto, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.O número de redes de esgotamento sanitário também teve aumento no Brasil: 4,1%, alcançando 325,6 mil quilômetros. Na prática, isto quer dizer que mais 2 milhões de pessoas passaram a ser atendidas. Porém, apesar deste crescimento, apenas 46,3% do volume gerado foi tratado.
Nesse quesito, no município de Barueri, o número de pessoas atendidas com esgotamento chegou a 243.361 mil em 2018, contra 266.351 em 2017. Já em Parnaíba, 60.115 mil moradores da cidade passaram a ser beneficiados. No ano anterior eram 56.055.
A porcentagem da população atendida com a coleta de esgoto em suas residências ainda não foi universalizada. Segundo o diagnóstico, em Barueri, 89,70% contam com o serviço. Em Parnaíba este número cai para 44,03%.
De acordo a Sabesp, responsável pela coleta e abastecimento de água na região, a universalização está no escopo da empresa em acordo com os municípios. "No caso de Barueri, as metas já estão estabelecidas no Contrato de Programa assinado junto à Prefeitura, e estão em fase de revisão. No caso de Santana de Parnaíba, a renovação do contrato, no qual serão inseridas as metas universalização, está em fase de negociação".
Investimentos
A Sabesp realiza obras do Sistema Gênesis, que ampliará o abastecimento de água nas duas cidades. Segundo a empresa, o prazo para a finalização é março de 2020.
Compras
Shopping Tamboré anuncia horários estendidos e ações especiais para o fim de ano
Previsão do tempo
Ciclone se afasta, mas chuvas devem atingir a região até terça (16)
Segurança viária
Ecovias Raposo Castello intensifica manutenção nas rodovias a partir do dia 15
Alerta
Ceia de Natal pode ter riscos para pets, alerta veterinária
Caos
Dois dias após ciclone, Grande SP ainda tem 800 mil moradores sem energia
Ciclone
Região enfrenta caos com mais de 1 milhão sem energia, falta de água, internet instável e vias interditadas
Alphaville
Após vendaval, equipes da AREA retiram mais de dez caminhões de entulhos
Feminicídio
Polícia prende suspeito que abandonou corpo de vítima em carrinho de mercado
Segurança
PM realiza megaoperação para combater roubos com uso de motocicletas
Fornecimento
Tempestade deixa mais de 800 mil clientes sem energia na Grande SP e capital