São Paulo | 22ºC
Sáb, 06 de Junho
Cidades

Em pesquisa, 80% dos moradores de Barueri e Parnaíba afirmam ficar mais de 2h sem água

Arsesp avaliou serviços oferecidos pela Sabesp

26 abr 2019 - 06h08   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Em pesquisa, 80% dos moradores de Barueri e Parnaíba afirmam ficar mais de 2h sem água Morada dos Pássaros é um dos condomínios que mais relatou desabastecimento (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

A 2ª edição da Pesquisa de Satisfação dos Usuários Residenciais dos Serviços de Água e Esgoto dos municípios regulados pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp, divulgada na última semana, apontou um bom índice de contentamento com os serviços oferecidos pela Companhia de Saneamento Básico - Sabesp em Barueri e Santana de Parnaíba- nota 7. Apesar da média, mais de 80% dos moradores entrevistados nas duas cidades alegaram registrar interrupções no abastecimento, ao ficar duas ou mais horas sem água.

Dados solicitados pela reportagem à Arsesp, mostram que ao longo no ano passado, a agência recebeu 33 reclamações sobre interrupções no fornecimento de água nas duas cidades. O baixo número de reivindicações coincide com o fato de menos de 20% da população dos dois municípios conhecerem os serviços oferecidos pela empresa, que fiscaliza a Sabesp.

Porém, nas redes sociais, o cenário é distinto. Moradores de diversos condomínios relatam, ao menos uma vez por semana, terem o abastecimento prejudicado, seja por interrupção completa ou diminuição na pressão da água.

Condôminos do Morada dos Pássaros, em Aldeia da Serra afirmam ter problemas com abastecimento há meses. "No final da tarde a Sabesp desliga o abastecimento de água no condomínio e só religa às 5h da manhã. Eles disseram que as 23h reduzem o fluxo de água "que não desligam" e as 5:00 religam, mas há muitas controvérsias nisso", disse uma moradora.

Posicionamento
Questionada sobre essa situação, que aconteceu também no condomínio dos Pinheiros, na mesma região e, recentemente, nos residenciais Alphaville 9 e 10, a Sabesp informou que "abastecimento já está normalizado nas localidades e que o desabastecimento na região de Aldeia da Serra e em Alphaville foram decorrentes de falta de energia elétrica, o que prejudicou as estações de bombeamento", explicou o órgão.

A Sabesp informou ainda que realiza a implantação de mais de 14 km de grandes adutoras para melhorar o atendimento do abastecimento na região de Barueri - Santana de Parnaíba, que deverão entrar em operação até o início de 2020. "Para a região de Aldeia da Serra já foram executadas mais de 9 km de adutoras e a implantação de duas estações de bombeamento de alta capacidade, que permitirão integrar aquela região ao Sistema Integrado Metropolitano", acrescentou a empresa. 

Leia Também
Wet’n Wild lança Super Férias 2026 com atrações da Turma da Mônica
Férias Wet’n Wild lança Super Férias 2026 com atrações da Turma da Mônica
Sistema Cantareira permanece em estado de atenção em junho
Abastecimento Sistema Cantareira permanece em estado de atenção em junho
Confira o expediente em Barueri e Santana de Parnaíba no feriado prolongado de Corpus Christi
Feriadão Confira o expediente em Barueri e Santana de Parnaíba no feriado prolongado de Corpus Christi
São Paulo registra menor número de roubos da história no primeiro quadrimestre de 2026
Segurança São Paulo registra menor número de roubos da história no primeiro quadrimestre de 2026
Corpus Christi deve levar 1,38 milhão de veículos à Castello Branco durante o feriado prolongado
Estradas Corpus Christi deve levar 1,38 milhão de veículos à Castello Branco durante o feriado prolongado
Famílias atingidas por explosão no Jaguaré recebem apartamentos mobiliados
Recomeço Famílias atingidas por explosão no Jaguaré recebem apartamentos mobiliados
A partir de 1º de junho, Barueri amplia Zona Azul em Alphaville, Tamboré e região central
Mudança A partir de 1º de junho, Barueri amplia Zona Azul em Alphaville, Tamboré e região central
Temporada de festas juninas movimenta Alphaville e região
Arraiá Temporada de festas juninas movimenta Alphaville e região
Agora vai? Obras na Castello Branco devem ser concluídas até 30 de junho
Mobilidade Agora vai? Obras na Castello Branco devem ser concluídas até 30 de junho
São Paulo registra menor taxa de homicídios do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026
Segurança pública São Paulo registra menor taxa de homicídios do Brasil, aponta Atlas da Violência 2026
Mais Lidas
Agora vai? Obras na Castello Branco devem ser concluídas até 30 de junho
Mobilidade Agora vai? Obras na Castello Branco devem ser concluídas até 30 de junho
Obras na Castello Branco alteram circulação de pedestres sob viaduto Ottone Rusalen em Barueri
Mobilidade Obras na Castello Branco alteram circulação de pedestres sob viaduto Ottone Rusalen em Barueri
Arraiá de Barueri acontece de 12 a 24 de junho com grandes shows gratuitos
Cultura e lazer Arraiá de Barueri acontece de 12 a 24 de junho com grandes shows gratuitos
Temporada de festas juninas movimenta Alphaville e região
Arraiá Temporada de festas juninas movimenta Alphaville e região