São Paulo | 24ºC
Ter, 28 de Abril
Busca
Caderno A

Morador de Alphaville lança livro sobre jornada na luta contra o Parkinson

George Alonso relata do diagnóstico da doença até a superação diária 

08 nov 2019 - 08h05   atualizado em 02/12/2025 às 09h39
Morador de Alphaville lança livro sobre jornada na luta contra o Parkinson Autor lança publicação na próxima segunda-feira (11). (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
Na segunda-feira (11), às 19h, no Bar Balcão, Em São Paulo, o jornalista George Alonso, morador de Alphaville, lança "Os Últimos Dias Antes dos Próximos" (Editora Referência), um relato sincero e comovente sobre sua jornada contra o Mal de Parkinson, doença degenerativa com a qual foi diagnosticado em 2006, aos 48 anos, no auge da vida profissional e pessoal. 

Em novembro de 2018, percebendo muita desinformação sobre a doença, que ele chama de 'Fera',  Alonso iniciou a produção da publicação. "Inicialmente, era uma forma de desabafo pessoal. Meu grande receio foi, além de expor minha  vida, escrever um livro que fosse chato e caído", diz. Passou longe. Experiência com a escrita, ainda que não literária, não lhe falta. Formado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, ele exerceu as funções de repórter e editor em grandes redações. 

George diz que ainda pairam muitas incógnitas sobre a doença. "Há quem diga que ela é uma herança familiar; outros que a principal causa é a dor emocional e situações traumáticas, que aumentariam a produção de uma substância que mata as células nervosas responsáveis pelo controle dos movimento", explica.

Em forma de relato, o autor conta desde o choque do diagnóstico, relacionamentos familiares, passando pelos sintomas e o coquetel de remédios que tomava, até a decisão de implantar, em 2015, o DBS (Deep Brain Stimulation). "Uma espécie de marca-passo cerebral e dois eletrodos como o intuito de 'driblar' a 'Fera'", afirma.
Com a melhora, em 2016, George retomou a pintura, outra paixão, além da prática de exercícios. Ele já participou de quatro exposições, uma delas individual. 

Em uma "fase plena consigo mesmo", o autor diz que a maior motivação é o filho Thiago, de 11 anos.  Mas, calma lá. "Volto sempre à pergunta: até quando? Não sei". 

Leia Também
Artista de Alphaville apresenta exposição inédita de arte têxtil na iGaleria do Iguatemi
Cultura Artista de Alphaville apresenta exposição inédita de arte têxtil na iGaleria do Iguatemi
Festival de Dança de Barueri movimenta a cena cultural neste fim de semana (25 e 26)
Dança Festival de Dança de Barueri movimenta a cena cultural neste fim de semana (25 e 26)
Novo livro infantojuvenil de Ricardo Viveiros será lançado no sábado (25)
Literatura Novo livro infantojuvenil de Ricardo Viveiros será lançado no sábado (25)
Trovadores Urbanos celebram 36 anos de carreira com show especial em São Paulo no dia 16
Cultura Trovadores Urbanos celebram 36 anos de carreira com show especial em São Paulo no dia 16
Musical “Flashdance” estreia em São Paulo com temporada até 31 maio
Teatro Musical “Flashdance” estreia em São Paulo com temporada até 31 maio
Exposição sobre Paixão de Cristo está no Palácio dos Bandeirantes até o final de maio
Cultura Exposição sobre Paixão de Cristo está no Palácio dos Bandeirantes até o final de maio
Cinemark lança campanha de aniversário com descontos e combos durante todo o mês de abril
Lazer Cinemark lança campanha de aniversário com descontos e combos durante todo o mês de abril
Cirque du Soleil abre pré-venda para “Alegría - Um Novo Dia” em SP
Agenda Cirque du Soleil abre pré-venda para “Alegría - Um Novo Dia” em SP
Casa Bola abre ao público com mostra inédita em São Paulo
Arte Casa Bola abre ao público com mostra inédita em São Paulo
Páscoa na mesa: casas da região apresentam opções prontas para celebrar a data
Gastronomia Páscoa na mesa: casas da região apresentam opções prontas para celebrar a data
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Gastronomia Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio