Os termômetros voltam a subir nos próximos dias
(Imagem: Magnific)
Um novo veranico começa a ganhar força no Brasil nesta quarta-feira (12) e deve provocar temperaturas de até 42°C em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O fenômeno também alcança o Estado de São Paulo, onde os termômetros voltam a subir nos próximos dias. Em Barueri e região, a máxima pode chegar aos 28°C até domingo (16), segundo a Climatempo.
Embora o aumento das temperaturas seja mais moderado em Barueri e região, outras áreas do Brasil enfrentarão calor muito mais intenso. Segundo a Climatempo, o veranico deve permanecer inicialmente até a próxima quarta-feira (19), atingindo uma extensa faixa que vai do Paraná ao Norte do país.
As tardes devem registrar temperaturas pelo menos 3°C acima da média histórica de agosto nas áreas afetadas, com desvios que podem alcançar 5°C em determinados locais.
O calor mais intenso é esperado em Mato Grosso, Goiás e Tocantins, além do sudeste do Pará e de áreas do sul do Maranhão e do Piauí, onde as máximas podem variar entre 40°C e 42°C. Em Mato Grosso do Sul, centro-oeste e norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, Rondônia e sul do Amazonas, os termômetros podem marcar entre 36°C e 39°C.
Cuiabá, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Palmas, Porto Velho e Teresina estão entre as capitais que podem estabelecer novos recordes de temperatura em 2026 durante o período.
O fenômeno é provocado pela atuação de uma grande massa de ar seco e quente sobre o interior do país. O sistema dificulta o avanço do ar frio de origem polar e reduz a formação de nuvens, favorecendo mais horas de sol e o aumento das temperaturas durante as tardes.
Apesar do calor fora de época, o episódio é classificado como veranico, e não como onda de calor, porque as temperaturas mais elevadas não devem permanecer com a mesma intensidade por pelo menos cinco dias. As madrugadas também continuam relativamente amenas. A Climatempo prevê que o veranico permaneça sobre o país até a próxima quarta-feira (19).
São Paulo terá tempo mais quente e seco
No Estado de São Paulo, a elevação das temperaturas será gradual. Segundo a Defesa Civil estadual, após o período de frio no início da semana, o calor volta a partir de quinta-feira (13) e deve se intensificar novamente durante o fim de semana.
A preocupação também se volta para a baixa umidade, principalmente no interior paulista, onde os índices podem ficar abaixo dos 30% durante as tardes. A combinação de temperaturas mais altas, ar seco e vegetação ressecada aumenta as condições favoráveis à propagação de incêndios.
De acordo com a Defesa Civil, o risco de queimadas tende a se tornar mais elevado a partir do fim de semana. Na Região Metropolitana de São Paulo, entretanto, as condições são menos extremas do que no interior. Em Barueri, conforme a Climatempo, as mínimas de umidade previstas para quinta e sexta-feira são de 51% e 54%, respectivamente.
Barueri e região terão tardes mais quentes
Em Barueri e região, o aumento das temperaturas será sentido já a partir desta quarta-feira (12). Segundo a Climatempo, o dia terá mínima de 13°C e máxima de 25°C, com sol entre muitas nuvens, períodos de céu nublado e nenhuma previsão de chuva.
Na quinta-feira (13), os termômetros sobem um pouco mais e variam entre 15°C e 27°C. O cenário permanece de muitas nuvens e tempo seco, com umidade relativa do ar entre 51% e 100%. As rajadas de vento podem alcançar 37 km/h.
A sexta-feira (14) também será quente e sem chuva, com mínima de 14°C e máxima de 27°C. A umidade varia entre 54% e 100%, enquanto as rajadas podem chegar a 31 km/h.
No fim de semana, as temperaturas continuam elevadas. O sábado (15) terá muitas nuvens, aberturas de sol e termômetros entre 15°C e 25°C. Já no domingo (16), a máxima sobe para 28°C, a mais alta prevista para Barueri no período, enquanto a mínima fica em 15°C. Não há previsão de chuva em nenhum dos cinco dias.
Apesar do avanço do veranico sobre grande parte de São Paulo, Barueri e região ficarão distantes das temperaturas extremas previstas para outras áreas do país e até mesmo para o interior paulista, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C.