GCM monitoramento
(Imagem: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)
O prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, anunciou que, em fevereiro, terá início a operação do Smart + Santana de Parnaíba na cidade. A iniciativa faz parte da estratégia da gestão municipal para ampliar o uso de tecnologia e inteligência artificial em áreas como segurança pública e mobilidade urbana.
O projeto contará com câmeras inteligentes e sistemas analíticos capazes de realizar leitura de placas de veículos e reconhecimento facial, integrados a bancos de dados de segurança. A tecnologia permitirá o monitoramento em tempo real e o cruzamento de informações para identificar suspeitos e veículos relacionados a crimes.
“Teremos o Smart Santana, que agora, no mês de fevereiro, já iniciaremos com 3.500 câmeras com leitura de placas e facial, sincronizados com os bancos de dados de procurados e de todos os crimes e delitos. Vamos estender o monitoramento e o acompanhamento eficaz em todo o território de Santana de Parnaíba”, explicou o prefeito em suas redes sociais.
À reportagem, a prefeitura destacou que, entre os principais benefícios do projeto, estão a maior agilidade no atendimento às ocorrências e o compartilhamento de informações, facilitando a identificação de suspeitos e a atuação das forças de segurança.
“Já temos câmeras instaladas pela cidade e na região de Alphaville. Esse número deverá aumentar significativamente, já que haverá a possibilidade de integração com câmeras privadas, como as dos condomínios”, informou.
Reforço
Além do início da operação do sistema Smart + Santana de Parnaíba, o prefeito anunciou a contratação de 75 novos agentes para a Guarda Civil Municipal. Elvis Cezar ressaltou que a cidade é a mais seguras do Estado e que a medida busca manter esse patamar.
“Com mais 75 homens na GCM, vamos ampliar o número de viaturas e o ponto a ponto, onde todas ficarão a menos de cinco minutos de quaisquer ocorrências na cidade”.