Em meio ao luto, campanha eleitoral começa oficialmente na região
Nesta sexta-feira (16) tem início o período eleitoral, mas Barueri vive o luto pela perda de Rubinho
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A tristeza pela morte de Rubens Furlan Filho, o Rubinho, no último domingo (11), marcou a semana em Barueri e na região, no mesmo momento que marca a chegada oficial da campanha eleitoral. Ainda em meio ao luto, os candidatos poderão fazer campanha oficialmente a partir desta sexta-feira (16) na disputa para prefeito e vereador.
O jovem faleceu após lutar por quase três anos contra um câncer e vinha desempenhando um papel importante na pré-campanha. Ele coordenou a pré-candidatura do vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos), nome escolhido por Furlan para disputar as eleições deste ano.
No fim do ano passado, chegou a apresentar um podcast para apresentar Piteri e falar sobre as histórias de Barueri. Antes disso, também coordenou campanhas da irmã, a deputada estadual Bruna Furlan (PSDB).
"A dor da perda de um filho sangra a alma e dilacera o coração. A dor da perda de um filho não tem nome e é maior do que qualquer outro vazio", publicou o prefeito Rubens Furlan.
Durante a semana, políticos se solidarizaram com a família, inclusive da oposição, em um momento de trégua, apesar do começo do período eleitoral.
O ex-prefeito Gil Arantes (União) lembrou que conviveu por muito tempo com a família Furlan e lamentou a situação vivida nos últimos dias. "Nossos mais sinceros sentimentos à família Furlan nesse momento de profunda dor. Rubinho era um menino querido por todos, e deixará muitas saudades e toda sua ternura entre todos nós".
"Rubinho vai deixar muita saudade mas também lindas lembranças que servem de consolo aos que ficam e sofrem com a sua ausência", destacou o vereador e também candidato a prefeito Fabião (MDB). Também candidata, Sabrina Nabuco (PSOL) dedicou os sentimentos à família Furlan.
O que muda agora?
A campanha eleitoral começa oficialmente nesta sexta-feira (16), 45 dias antes da votação no primeiro turno, marcada para 6 de outubro. A partir desse dia é permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Antes, o que havia era a chamada pré-campanha, quando os concorrentes se apresentavam como pré-candidatos e não podiam fazer pedido explícito de voto. Agora a coisa muda.
Está dentro dessa regra a permissão para entre 8h (oito horas) e 22h (vinte e duas horas), poder usar alto-falantes ou amplificadores de som, bem como realizar comícios; distribuir material gráfico, fazer caminhada, carreata ou passeata. Ao mesmo tempo, não é permitido a partir de agora a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.