Engajado em apoiar a educação e promover a paz por meio de cada participante, o Rotary Club de Barueri -- Alphaville (RCBA) selecionou oito jovens, moradores da região, para participar do Programa de Intercâmbio que irá proporcionar estadia e a continuação do aprendizado escolar, pelo período de um ano, em diferentes países.
No último dia 12, quinta-feira, na reunião semanal do RCBA, cada adolescente apresentou sua família, informou o país no qual irá fazer intercâmbio e compartilhou suas expectativas para a viagem. Luiza Pires, com 16 anos, surpreendeu a todos com sua escolha inusitada, Lituânia. A filha do associado Paulo Pires e sua esposa Sandy Pires, explica: "Pesquisei sobre o país e percebi que eles possuem uma ótima infraestrutura em educação, lá desejo aprender outra língua, amadurecer e crescer como pessoa".
Já Beatriz Souza escolheu conhecer o México, João Carlos Rizzi fará intercâmbio em Taiwan, Mariana Souza irá aperfeiçoar o seu inglês nos EUA e Mariana Castro descobrirá o Canadá. As demais vagas foram preenchidas por Ana Beatriz Chamas, Heloísa Pina e Eduardo Santos que ainda estão decidindo para qual país irão viajar.
Todos eles passaram pelo processo de seleção, que incluiu provas e entrevistas, e foram selecionados entre 15 inscritos. Arnaldo Orlandi, responsável pelo Programa de Intercâmbio no RCBA, também foi intercâmbista em 1973. Ele conta que mantém contato com as famílias que o receberam na Califórnia até hoje. "Abrimos inscrições todos os anos, é uma grande oportunidade para o jovem conhecer outros povos, representar o seu país, morar com outra família e ter experiências positivas", destaca o associado.
O evento também teve a presença da Laura Landy, com 16 anos, que acaba de retornar de Taiwan pelo programa. Vestida com seu blazer azul cheio de botons e lembranças dos lugares por onde passou, ela compartilhou suas experiências. Assim como Rochelly Coan, veterana do programa com passagem pela Austrália em 2002. "Incentivo o grupo a aproveitar essa oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e viver diversas histórias", conclui.
Patrocinado pelo Rotary International há 58 anos, o programa Intercâmbio de Jovens é aberto para pessoas de 15 a 19 anos e está presente em mais de 100 países. A segurança é garantida pelas famílias associadas que se disponibilizam a receber e apoiar todos aqueles que estão em busca de conhecimento. O próximo período de inscrições está previsto para primeiro semestre do próximo ano, no site há informações sobre como participar.
Leia Também
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô