Taxa de inadimplência de aluguéis tem redução de 50%
Dados da AABIC são em comparação ao mesmo período de 2020
O Índice Periódico de Mora e Inadimplência Locatícia (IPEMIL), medido pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), revelou que a inadimplência nos aluguéis de imóveis residenciais e comerciais de São Paulo encerrou agosto em 2,08%.
Segundo a AABIC, essa porcentagem mostra uma queda de, aproximadamente, 50% na inadimplência, se comparado ao mesmo mês do ano passado, que registrou 4,09%. Além disso, os índices mensais dos últimos quatro meses deste ano ficaram abaixo dos mesmos períodos de 2020.
Em maio, por exemplo, a inadimplência ficou em 2,31%, 0,81 ponto percentual abaixo em comparação a mesma época de 2020. Já em junho foi de 2,71%, 1,07 a menos que em 2020.
A associação considera os valores de boletos emitidos no mês e não pagos até 90 dias após o vencimento.
Cenário
De acordo com a AABIC, a queda dos índices sinalizam um retorno para um ambiente mais estável de inadimplência. "A inadimplência já está no mesmo nível pré-pandêmico, e a tendência é de que os números continuem caindo até o final do ano, conforme o avanço da imunização e a redução das medidas de restrições de isolamento", disse José Roberto Graiche Júnior, presidente da entidade.