Região teve alta de 71% na venda de imóveis usados
Pesquisa divulgada pelo CreciSP com 14 cidades inclui Barueri e Parnaíba
Uma pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP) mostrou que, em maio, houve um aumento de 71,58% na venda de imóveis usados em comparação com abril em 14 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Barueri e Santana de Parnaíba.
De acordo com o levantamento, a alta registrada no mês cinco foi a maior do ano nessa fração da região metropolitana, que vinha de uma queda de 35,96% em abril e de 8,32% em março.
Além disso, houve crescimento de 32,12% na venda de unidades usadas em fevereiro e de 15,54% em janeiro, sempre sobre o mês anterior.
A pesquisa foi feita com 76 imobiliárias e corretores consultados pelo CreciSP.
Locação
O levantamento do CreciSP revelou ainda que foi anotada uma alta de 18,52% no volume de imóveis residenciais alugados em maio em relação a abril. Outro dado é que 57,14% dessas novas locações concentradas em aluguéis mensais de até R$ 1.000.
"Esses aluguéis médios mais baixos que os dos últimos quatro meses justificam o crescimento do volume de locações, mas também revelam o aspecto cruel do aperto na renda que afeta as condições de vida de milhares de famílias", informou José Augusto Viana Neto, presidente do CreciSP.