Sábado, 19 Abril 2025

Gastronomia

Páscoa: vinhos para harmonizar com bacalhau, peixes e chocolate

Gastronomia

Páscoa: vinhos para harmonizar com bacalhau, peixes e chocolate

Sommelière recomenda rótulos para acompanhar bacalhau, cordeiro, peixe grelhado e sobremesas à base de chocolate 

Para peixes grelhados com legumes, a combinação pode ser feita com brancos frescos ou rosés mais gastronômicos.  (Foto: Liz Zirlewagen on Unsplash)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A escolha do vinho para o almoço de Páscoa pode influenciar diretamente na experiência à mesa. Para orientar consumidores na harmonização com os pratos mais comuns da data, a sommelière Sthephani Mercado, da Cantu Grupo Wine, reuniu sugestões que abrangem desde receitas com bacalhau até sobremesas à base de chocolate.

Para preparações como Bacalhau à Brás ou Bacalhau com Natas, a indicação é um vinho branco com boa acidez e estrutura, como o espanhol Mar de Frades Albariño. O rótulo oferece notas cítricas que contrastam com a cremosidade do prato.

Já o Bacalhau à Lagareiro, que leva azeite e alho, pode ser acompanhado por um branco encorpado ou um tinto leve. O chileno Ventisquero Grey Chardonnay, que passa por barrica, e o Ventisquero Reserva Pinot Noir são recomendados para equilibrar os sabores marcantes da receita.

No caso do cordeiro assado com ervas, um tinto encorpado com taninos macios é a melhor escolha. A sugestão é o Escudo Rojo Gran Reserva, vinho chileno de corte bordalês que, segundo a sommelière, harmoniza com a intensidade da carne e das ervas.

Para peixes grelhados com legumes, a combinação pode ser feita com brancos frescos ou rosés mais gastronômicos. Entre as opções estão o argentino Susana Balbo Signature Rosé e o espanhol Mucho Más Branco, ambos com acidez e frescor adequados à leveza do prato.

O risoto de camarão com limão siciliano pede um branco estruturado. O francês Albert Bichot Petit Chablis é indicado para equilibrar a acidez do limão e a suculência do camarão, além de realçar as notas cítricas.

Para sobremesas, o tipo de chocolate determina a escolha do vinho. No caso do chocolate ao leite e doces mais cremosos, o Vinho do Porto Ruby, de Portugal, é sugerido por seus aromas de frutas vermelhas. Já para chocolates meio amargos, a recomendação é o Porto Tawny 10 anos, que traz notas de frutas secas e especiarias, equilibrando o amargor do chocolate.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/