Malásia abre mercado para exportações brasileiras
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo,comemorou o acordo
Os ministérios de Relações Exteriores e Agricultura afirmaram no começo do mês que, após uma longa negociação sobre requisitos sanitários, a Malásia abriu oficialmente seu mercado de carnes bovinas para o Brasil. Isso significa que, a partir de agora, o país terá acesso a uma população que come 80% de carne exportada.
"A decisão reforça a posição do Brasil como um dos líderes mundiais na exportação de proteína animal e é um passo importante para aprofundar relações comerciais com a Malásia, que tem mais de 30 milhões de habitantes e importa cerca de 80% da carne bovina que consome", disseram as duas pastas em nota conjunta. O contrato espera apenas pela tradução juramentada em todos os idiomas necessários para ser publicado.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também comemorou o acordo em sua conta no Twitter, salientando o árduo trabalho da diplomacia comercial brasileira.
Frango
Não é a primeira vez que o país asiático abre suas portas para produtos alimentares brasileiros: a Malásia é um importante destino nos embarques de carne de frango do Brasil. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, as vendas externas de carne de frango para a Malásia devem representar US$ 35 milhões ao ano para o Brasil, segundo estimativas da ABPA.
A entidade ainda espera exportar 15 mil toneladas ao ano do produto, podendo representar 31% do total das 48 mil toneladas importadas por aquele mercado asiático. As comercializações também devem incrementar a balança comercial brasileira em US$ 35 milhões, conforme prevê a instituição.