Empresa cria sistema que transforma lixo oceânico em combustível
O objetivo da empresa é processar até uma tonelada de resíduos plásticos por dia
Segundo a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes em relação à sustentabilidade, se nada for feito, até 2050 a quantidade de plástico pode ser maior do que a de peixes. Por isso, a startup alemã Biofabrik decidiu reaproveitar esta imensa quantidade de lixo marinho para produzir combustível.
Batizado de WASTX, depois de 6 anos de muitos testes a startup está finalmente lançando sua tecnologia, totalmente automatizada e capaz de reciclar tipos de plásticos que antes não eram possíveis.
Através do sistema desenvolvido pela empresa, um quilograma de lixo plástico vira um litro de combustível e cada litro de combustível fornece cerca de 3,5 kWh de energia elétrica.
Os compostos dos resíduos plásticos são quebrados por altas temperaturas e transformados em combustível líquido ou gasoso. O produto gerado pode ser usado em geradores ou turbinas ou até mesmo convertido em energia elétrica.
Com a fábrica instalada na cidade de Dresden, a produção começará em breve e o objetivo da empresa é processar até uma tonelada de resíduos plásticos por dia.