SouthRock Capital comanda as operações do Starbucks, do Eataly e do Subway no Brasil. (Foto: Reprodução)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Em sua decisão, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo, pediu uma perícia prévia sobre a documentação apresentada pela companhia.
"Determino a realização de constatação da real situação de funcionamento da empresa, bem como de perícia prévia sobre a documentação apresentada pela requerente, de modo a se constatar sua correspondência com os seus livros fiscais e comerciais", diz o documento.
A SouthRock divulgou que recebeu com "absoluta surpresa" a notificação de rescisão, porque já vinha negociando com a Starbucks Coffee International uma repactuação das obrigações dos acordos de licenciamento para que as condições de pagamento "refletissem sua atual capacidade financeira".
O grupo SouthRock Capital, controlador de marcas renomadas como Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, protocolou um pedido de recuperação judicial para suas empresas na terça-feira, 31 de outubro. O pedido, conforme documento apresentado pelos advogados da Thomas Bastos, Waisberg e Kurzweil, revela que o grupo acumulou dívidas de aproximadamente R$ 1,8 bilhão
Operação
Fundada em 2015, a SouthRock se especializou no desenvolvimento de marcas de bebidas e alimentos no Brasil. Em 2017, sua operação de lojas de aeroporto, denominada Brazil Airport Restaurantes, teve início e atualmente opera 25 estabelecimentos nos principais aeroportos internacionais do país. Sob a marca Brazil Highway, o grupo administra também seis redes de alimentação nas principais rodovias do estado de São Paulo.
A maior operação do grupo é a rede de cafeterias Starbucks, cuja licença foi adquirida em 2018. Desde 2019, a SouthRock expandiu a presença da marca para além do eixo São Paulo-Rio, estabelecendo unidades em Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Atualmente, o grupo opera 187 lojas próprias no Brasil, gerando uma receita mensal de mais de R$ 50 milhões, que representa uma parcela significativa do fluxo de caixa do grupo.
Em 2022, o grupo também passou a operar o centro de gastronomia Eataly em São Paulo, que oferece mais de 8.000 produtos e abriga seis restaurantes.
A crise financeira mencionada no pedido de recuperação judicial é atribuída ao "cenário constante de insegurança" no país, à recessão econômica dos últimos anos e, sobretudo, à pandemia de Covid-19.
Aberto ao público
MPD inaugura vila de Natal no empreendimento Andrômeda, em Alphaville
Práticas responsáveis
Campari Brasil promove workshop sobre marketing ético e influência digital
Empresas
Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta
Empresas
Empresa de Barueri reúne mais de 300 líderes para traçar estratégias de 2026
Empresas
Killer Burger contrata profissionais 50+ e valoriza experiência em Alphaville
Empresas
Barueri autoriza implantação de projeto da Scala para construção de maior campus de data centers da
Entrevista
Luppa transforma carreira corporativa em história de empreendedorismo
Empresas
MPD Engenharia abre inscrições para novo Programa de Trainee em Engenharia Civil
Empresas
Azul e Pizza Prime ampliam parceria e servem pizzas em voos internacionais para Europa
Empresas
Instituto Evollution inaugura nova sede em Alphaville com foco em saúde integrativa e performance