As franquias de alimentos estão em alta no Brasil. O modelo de negócio, que envolve a concessão de direitos por parte de uma empresa (franqueadora) a terceiros (franqueados) para utilizar sua marca, produtos, processos e conhecimentos em troca de taxas e royalties teve um crescimento de 21,5% em 2022 em comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e refletem a tendência observada no setor mais amplo de varejo de alimentos.
Segundo Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que analisa o setor de bares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem serviços alimentícios (não apenas franquias), esse segmento apresentou crescimento de 6,3% no mês de março de 2023 na comparação com o mesmo período de 2022. Nos três primeiros meses deste ano, a alta foi de 15% no comparativo com o primeiro trimestre do ano anterior.
Os dois levantamentos trazem ânimo para o comércio varejista de alimentos e motivam marcas a se expandir e a manter seus negócios aquecidos e diversificados. Um bom exemplo disso é o gastrobar Choripan, que chegou à Santana de Parnaíba. João Scalzo e Carlos Fracaro lideram o negócio e expandiram a marca em São Paulo em formato de franquia.
Os empresários abriram a primeira unidade do gastrobar Choripan em Curitiba no ano de 2013. Hoje, há 3 lojas no estado. Ao longo destes anos, realizaram mentoria com o Sebrae para ampliar seus investimentos e apostaram no setor de franquias. "Para nós, é um modelo prático e assertivo para a aplicação do nosso negócio, ainda mais neste momento de alta do setor e pela capilaridade que pode gerar", diz Scalzo.
O gastrobar trabalha com lanches choripan, o pão com linguiça vendido nas ruas de Buenos Aires, além de empanadas e alfajor.
Camarada Camarão
Outro ganho para a região ocorrerá em agosto com a chegada da rede Camarada Camarão ao Shopping Tamboré. Com um investimento da ordem de R$ 10 milhões, a casa deve gerar mais de 110 empregos diretos a partir da abertura. Com mais de 2 mil m2 de área construída, a unidade é a 5ª em São Paulo e 23ª unidade da rede no Brasil. "Vai ser a nossa maior e mais moderna unidade. Um verdadeiro cartão de visitas neste shopping que atrai um público dos mais exigentes." diz o CEO do Grupo Drumattos, Sylvio Drum-mond de Mattos.
Especializada em frutos do mar, a rede traz um cardápio inspirado nas receitas do litoral nordestino. Todas as unidades são próprias (não há o formato de franquia) e contam com um sócio operador local com expertise no setor.
Taste Lab
Em setembro de 2022, o Shopping Tamboré recebeu o Taste Lab, coletivo que mistura gastronomia e entretenimento, com culinária assinada por chefs renomados.
Leia Também
Osasco e Barueri estão entre as "top five"campeãs de emprego
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente