Com o aumento do número de casos do novo coronavírus (leia na matéria da página A6), alguns residenciais horizontais de Alphaville, do lado de Santana de Parnaíba, decidiram se unir para pensar em medidas que poderiam ser aplicadas para conter a doença.
Recentemente, presidentes de associações criaram um grupo no WhatsApp, inicialmente com o objetivo de buscar soluções para problemas comuns em condomínios. Mas com a confirmação de um caso de coronavírus no Alphaville Residencial 9 e outro no Alphaville Residencial 11, as conversas ganharam um novo viés."Cerca de 16 residenciais já fazem parte deste grupo. O que nasceu como um local para integrar os presidentes, hoje está funcionando como uma grande rede de apoio entre as associações para esta questão do coronavírus. Lá compartilhamos ideias e soluções que podem ser aplicadas. Estamos fazendo a nossa parte", explicou Celso Mateus Martins, presidente do Alphaville Residencial 9 e um dos integrantes do grupo.
Medidas adotadas
Segundo Martins, para combater o coronavírus, cada residencial tem adotado medidas específicas, que condizem com sua realidade.
"A maioria dos condomínios restringiu o acesso às áreas comuns, como academias, parquinhos e quadras. Muitos já cancelaram as assembleias para evitar aglomerações e liberaram o uso da biometria para acessar as associações", apontou.
Ele destaca ainda que no residencial 9, especificamente, foi adotado o sistema de rodízio entre os funcionários. "Para aqueles que trabalham na área da segurança e que têm contato com o público, foi disponibilizada luvas e máscaras para proteção individual", disse Celso.
Ele avalia que, por mais que sejam ações pontuais, elas estão dando resultado. "Aqui no nosso residencial, por exemplo, já percebemos uma diminuição de moradores circulando nas alamedas", finalizou.
O que abre e fecha
Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
Mobilidade
Com 20 anos de atraso, obras do Rodoanel de SP devem ser entregues em 2026
Gerenciamento
Centro de Controle da Ecovias Raposo Castello garante monitoramento 24h e resposta rápida
Balanço
Barueri destaca 50 obras em 2025 e Santana de Parnaíba entregas na área de mobilidade urbana
Operação
Polícia desarticula quadrilha que adulterava cocaína, duas pessoas foram presas em Santana de Parnaíba
Autódromo de Interlagos
Testemunha aponta fala suspeita de segurança após morte de empresário da região
Novos sistemas
Ecovias Raposo Castello confirma operação do pedágio eletrônico para 2027
Energia
Governo de São Paulo pede rompimento do contrato com Enel
Operação Mirage
Polícia prende bando suspeito de lucrar R$ 200 mil com venda de ingressos falsos em zoológicos de SP
Fornecimento de energia
CIOESTE repudia declaração de representante da Enel e cobra responsabilidade diante da crise