Pela terceira vez, Barueri conquista título de município mais competitivo
Santana de Parnaíba seguiu no top 10 e angariou o 8º lugar no ranking geral, que foi divulgado na terça (13)
Barueri é o município mais competitivo do país, de acordo com Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta terça-feira (13). Essa é a terceira vez consecutiva que a cidade desponta como a primeira colocada no ranking geral. A nota de Barueri foi de 68,79. O levantamento é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão.
Neste ano , Barueri também ficou em primeiro lugar entre os municípios da região Sudeste, ficando à frente de cidades, como São Caetano do Sul (2° lugar), São Paulo (3°) e Campinas (4°).
Segundo o levantamento, o bom resultado do município barueriense está relacionado à liderança nos pilares de Inserção Econômica, Inovação e dinamismo econômico e Sustentabilidade Fiscal. Acesso à educação, qualidade da educação, capital humano e acesso à saúde também foram apontados como potenciais da cidade.
Nesta edição, Santana de Parnaíba também se destacou e seguiu no top 10 dos municípios mais competitivos. A cidade angariou o 8º lugar na listagem geral, com nota 63,19. Apesar do bom resultado, Parnaíba caiu uma posição em relação ao ano passado, quando ficou em 7º. No ranking da região sudeste, o município teve um desempenho ainda melhor e chegou em 5º lugar.
Em 2022, o ranking pontuou como potenciais da cidade os quesitos sustentabilidade fiscal, qualidade da saúde, inovação e dinamismo econômico, acesso à educação, segurança, inserção econômica e capital humano.
O levantamento divulgado é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall.
Ranking
Para a elaboração do ranking, o CLP analisou a capacidade competitiva das 415 cidades com mais de 80 mil habitantes do Brasil. Todos os locais foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos
em 13 pilares temáticos e 3 dimensões, no caso, Instituições, Sociedade e Economia. Entre os pilares avaliados no ranking estão Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Meio Ambiente, entre outros.