Operação “Vai Para Casa” já fechou cerca de 350 estabelecimentos em Barueri
Ação é em cumprimento ao decreto do prefeito Rubens Furlan, que ordena o fechamento dos comércios não essenciais por 15 dias
Neste domingo (22), a operação "Vai Para Casa" teve início em Barueri e, em apenas um dia, já fechou cerca de 350 estabelecimentos na cidade. O trabalho é em cumprimento ao decreto emitido no sábado (21) pelo prefeito Rubens Furlan, que ordena o fechamento dos comércios não essenciais por 15 dias. A medida entrou em vigor no domingo (22) e objetivo é conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo a prefeitura, todo o efetivo disponível da Guarda, Demutran, Defesa Civil, Guarda Ambiental patrulharão a cidade, durante todos os dias da quarentena. "Os estabelecimentos que descumprirem as regras se sujeitam à cassação do alvará de funcionamento e à imediata interdição", afirmou a gestão em nota. As equipes também estão orientando pessoas que estão circulando a irem para suas residências.
De acordo com último boletim divulgado pela prefeitura da cidade no domingo (22), Barueri tem seis casos confirmados da doença e três óbitos em investigação. Porém, segundo apuração da reportagem, o município teria sete pacientes positivos para Covid-19.
Santana de Parnaíba
Nesta segunda-feira (23) entrou em vigor, em Santana de Parnaíba, o decreto do prefeito Elvis Cezar que estabelece o fechamento de comércios locais, exceto serviços essenciais. Assim como em Barueri, a Guarda Municipal de Parnaíba é a responsável pela fiscalização dos estabelecimentos.
Em Parnaíba, de acordo dados divulgados da gestão municipal, são sete casos confirmados e um óbito em investigação, conforme informado pelo prefeito Elvis Cezar no domingo (22), por meio de vídeo nas redes sociais.
Denúncias
Aa prefeituras de Barueri e de Santana de Parnaíba ressaltam que o cidadão que notar algum estabelecimento descumprindo a regulamentação, é possível denunciar na Guarda Municipal. No município barueriense o telefone é 4199-1400. Já em Parnaíba, 4622-8900.