São Paulo | 18ºC
Seg, 28 de Setembro
Cidades

Mais leitos serão disponibilizados para tratamento de pacientes com coronavírus em Barueri

Anúncio foi feito pelo prefeito Rubens Furlan nesta sexta-feira (20). Gestor afirmou ainda que, por enquanto, não fechará comércio local 

20 mar 2020 - 13h20   atualizado em 02/12/2025 às 09h44
Mais leitos serão disponibilizados para tratamento de pacientes com coronavírus em Barueri Mais 90 leitos serão providenciados. Hoje, HMB tem 60 (Foto:Lourivaldo Fio/Secom)

A Prefeitura de Barueri disponibilizará mais leitos no Hospital Municipal para o tratamento de pacientes com novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O anúncio foi feito no começo da tarde desta sexta-feira (20) pelo prefeito Rubens Furlan em suas redes sociais.

Segundo último boletim divulgado pela prefeitura, a cidade tem hoje quatro casos confirmados e 77 suspeitos. Mas, como publicado pela Folha de Alphaville, a reportagem apurou que, no bairro de Alphaville, teriam mais três pacientes positivos: um morador do Beat Alphaville, um do Duplex House e um do One, o que totalizaram sete casos. As informações foram confirmadas com síndicos e por meio de comunicado emitido pelos condomínios.

De acordo com Rubens Furlan, atualmente são 60 leitos destinados para pacientes no município. "Estamos providenciando mais 90 para fechar em 150 leitos. Além disso, vamos tentar chegar a 50 na UTI. Estamos fazendo todos os esforços para adquirir os equipamentos necessários para atender as pessoas", afirmou.

O prefeito explicou que, pessoas que tenham sintomas relacionados ao vírus, devem se deslocar para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), evitando ir até o pronto-socorro central, o Sameb."As UBSs estão com alas especiais para atender pacientes com suspeita da doença. O médico vai fazer o diagnóstico e indicar ou que a pessoa faça isolamento domiciliar ou seja encaminhada ao Hospital Municipal, dependendo do caso", explicou.

Ele avaliou ainda que  muitas pessoas ainda não estão levando a sério esta situação. "Sinto que há uma resistência em seguir as recomendações do Ministério da Saúde. Mas este é o momento de ter prudência e ficar em casa", ressaltou.

Comércio aberto

Durante o pronunciamento, o prefeito Rubens Furlan esclareceu que não decretou o fechamento dos comércios da cidade, mas sugeriu que os comerciantes busquem modelos que evitem aglomerações.

"A nossa recomendação é que, aqueles que puderem fechar os estabelecimentos, fechem. Este é um apelo. Mas, se for necessário, vou fazer um decreto para fecharem os comércios", apontou.

Até o momento, o que a prefeitura fez foi limitar o horário de funcionamento de bares e similares até as 20h, segundo decreto publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial.

Leia Também
Casas Bahia fecha lojas no Shopping Tamboré e Parque Shopping Barueri
VAREJO Casas Bahia fecha lojas no Shopping Tamboré e Parque Shopping Barueri
Calor volta a ganhar força e temperaturas podem chegar a 32°C na região
TEMPO Calor volta a ganhar força e temperaturas podem chegar a 32°C na região
Rodoanel Oeste terá acessos à Bandeirantes bloqueados neste fim de semana (26 e 27)
RODOVIAS Rodoanel Oeste terá acessos à Bandeirantes bloqueados neste fim de semana (26 e 27)
Barueri e Santana de Parnaíba terão ônibus gratuitos para Feira do Empreendedor 2026
Evento Barueri e Santana de Parnaíba terão ônibus gratuitos para Feira do Empreendedor 2026
Terceira fase da Carbono Oculto tem quatro alvos em Barueri
LAVAGEM DE DINHEIRO Terceira fase da Carbono Oculto tem quatro alvos em Barueri
SP: Linha 5-Lilás registra falhas em dois pontos e opera com lentidão
Transporte público SP: Linha 5-Lilás registra falhas em dois pontos e opera com lentidão
Delator do Master ganhou 570 vezes na loteria e fez movimentações suspeitas
Alvo do MP Delator do Master ganhou 570 vezes na loteria e fez movimentações suspeitas
Ecovias realiza serviços na Castello Branco e Raposo Tavares até domingo (27)
RODOVIAS Ecovias realiza serviços na Castello Branco e Raposo Tavares até domingo (27)
Barueri ainda tem 300 imóveis sem energia após temporal nesta quarta (23)
FORNECIMENTO Barueri ainda tem 300 imóveis sem energia após temporal nesta quarta (23)
Segundo corpo de vítima de enchente em Jandira é encontrado em Santana de Parnaíba
TRAGÉDIA Segundo corpo de vítima de enchente em Jandira é encontrado em Santana de Parnaíba
Mais Lidas
Porteiro não é vigilante: nova regra exige atenção de condomínios
SEGURANÇA PRIVADA Porteiro não é vigilante: nova regra exige atenção de condomínios
Barueri e Santana de Parnaíba terão ônibus gratuitos para Feira do Empreendedor 2026
Evento Barueri e Santana de Parnaíba terão ônibus gratuitos para Feira do Empreendedor 2026
No Dia do Rio Tietê, despoluição avança, mas recuperação ainda é desafio
Meio ambiente No Dia do Rio Tietê, despoluição avança, mas recuperação ainda é desafio
Casas Bahia fecha lojas no Shopping Tamboré e Parque Shopping Barueri
VAREJO Casas Bahia fecha lojas no Shopping Tamboré e Parque Shopping Barueri