Sexta, 22 Novembro 2024

Cidades

Enquanto Barueri mantém “nível zero”, Santana de Parnaíba tem aumento no desmatamento

Mata Atlântica Cidades

Enquanto Barueri mantém “nível zero”, Santana de Parnaíba tem aumento no desmatamento

Dados são da SOS Mata Atlântica. Em 2020, cerca de 50 mil m² foram desflorestados 

Aldeia da Serra é um dos locais da cidade de Barueri que conta com remanescentes de Mata Atlântica (Foto: Jorge Alexandre/Beast Fotografia)

Neste domingo (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, na última semana, a Fundação SOS Mata Atlântica revelou um dado preocupante. No último ano, o desmatamento na Mata Atlântica cresceu 66%, em que, entre 2020 e 2021, foram desmatados 21.642 hectares (ha). 

Barueri e Santana de Parnaíba são compostas, originalmente, 100% por Mata Atlântica. De acordo com dados da entidade, no município parnaibano, entre 2019 e 2020, os mais recentes divulgados, cinco hectares foram desmatados, o que equivale a, aproximadamente, 50 mil m². A cidade conta com um total de 4.159 ha. 

Já em Barueri, o cenário é inverso. O município mantém "nível zero" de desmatamento desde 2012. Isso significa que o desflorestamento que ocorre é menor do que 100 hectares por ano. No total, a cidade tem 476 ha de mata. 

"Barueri, até 2020, mantinha desmatamento zero por vários anos. Santana de Parnaíba teve crescimento em 2020", apontou a fundação. 

Ações 

Para preservar os remanescentes de Mata Atlântica existentes no Bairro dos Altos, Jd. Califórnia, Aldeia da Serra e Áreas Militar, em 2018, a Prefeitura de Barueri criou a chamada a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE de Barueri). 

Trata-se de uma categoria de Unidade de Conservação que busca as funções do ecossistema e compatibilizar sua preservação com o desenvolvimento urbano local. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/