Apesar dos menores índices de chuvas registrados nos últimos dez anos, o abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo ocorre normalmente, segundo a Sabesp.
A empresa afirmou que "o fornecimento é garantido pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que reúne sete mananciais principais e opera de forma flexível, permitindo que diferentes regiões recebam água de mais de uma fonte, o que contribui para preservar os reservatórios com níveis mais baixos".
Na quinta-feira (23), o Sistema operava com apenas 25% de armazenamento, de acordo com dados disponíveis no site da concessionária.
Na Região Oeste da Grande São Paulo, os principais sistemas que garantem o abastecimento são o São Lourenço, o Alto Cotia e o Cantareira. Em alguns casos, uma mesma área pode ser atendida por até quatro sistemas distintos.
De acordo com a Sabesp, a cidade de Barueri conta com 99.535 ligações de água e atende cerca de 348 mil pessoas. Em Santana de Parnaíba são 60.081 ligações, beneficiando cerca de 210 mil moradores.
Já em Alphaville, bairroentre os dois municípios, há 14.781 ligações ativas, que abastecem aproximadamente 51 mil habitantes.
A companhia reforçou ainda que segue as normas da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e que não há racionamento em nenhuma das regiões mencionadas.
Leia Também
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)