Recentemente, foi constituído o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) dos Residenciais de Alphaville e região. A proposta visa fortalecer a cooperação entre os condomínios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil em situações de emergência, como incêndios, desastres naturais e acidentes.
A assembleia de constituição aconteceu no dia 30 de setembro, no 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri. Com isso, a iniciativa foi oficializada como associação civil sem fins lucrativos e passa a integrar o Sistema Estadual de Atendimento de Emergências, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 63.058/2017.
À reportagem, Moises Lisboa, gerente administrativo do Tamboré 11, um dos residenciais que aderiram a iniciativa, explicou que a ideia do PAM surgiu após vários eventos que causaram transtornos aos moradores, aos residenciais e demandaram grande esforço das equipes do Corpo de Bombeiros.
"A proposta foi feita pelo próprio Corpo de Bombeiros que observou a capacidade dos residenciais de contribuir na prevenção e combate aos incêndios e da necessidade de uma coordenação dos recursos disponíveis", apontou.
Outros oito residenciais já aderiram a iniciativa, entre eles, o Alphaville 2, 6, 8, 9 e 11, Gênesis II, Tamboré 1 e Villa Solaia. Outros aguardam aprovação interna para integrar a rede.
"Além da participação ativa da sociedade na prevenção e combate aos incêndios florestais, os benefícios incluem a diminuição do tempo de respostas às emergências, maior força de trabalho, diminuição dos danos materiais e dos danos ao meio ambiente", destacou Moises.
Na prática
Com o PAM, Moises explicou que as equipes dos colaboradores dos residenciais e os recursos, como caminhões pipas, serão direcionados aos locais dos eventos para atuação, sob coordenação do Corpo de Bombeiros, aumentando a capacidade operacional de enfrentar os incêndios.
"Haverá treinamentos em que a frequência será definida após a elaboração do plano de ações e todos os colaboradores indicados pelos residenciais participantes do PAM irão participar. É importante enfatizar que, com a criação do Plano de Auxílio Mútuo, os residenciais e as agências responsáveis pela prevenção e combate aos incêndios em vegetação na região passam a ser integradas e organizadas com objetivos comuns e união de esforços", finalizou o gerente administrativo.
Leia Também
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)