O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), inicia pesquisas de deslocamento e lança uma plataforma de geolocalização para monitorar dados de transporte público.
As ações fortalecem o planejamento da mobilidade urbana nas regiões metropolitanas do estado. Elas são fundamentais para organizar dados e compreender os padrões de viagens da população, além de subsidiar políticas públicas mais eficientes e sustentáveis.
A primeira pesquisa será realizada na Região Metropolitana de Jundiaí, composta por sete municípios: Jundiaí, Louveira, Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu. O estudo impactará diretamente cerca de 843,5 mil habitantes, com uma amostragem de 6 mil domicílios entrevistados, e contará com inovação: o uso de dados de telefonia móvel para mapear deslocamentos intermunicipais.
Esses dados serão essenciais para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento que orienta investimentos e políticas públicas para as próximas décadas. Após Jundiaí, as pesquisas seguirão para Sorocaba e, posteriormente, para todas as regiões metropolitanas paulistas, com conclusão prevista até 2028.
Além disso, a Secretaria também apresenta o Geoportal STM, uma plataforma geoespacial moderna e acessível que organiza e disponibiliza dados sobre transporte público nas nove Regiões Metropolitanas paulistas, abrangendo 255 municípios.
Com o objetivo de oferecer uma visão completa e integrada da mobilidade, reúne uma vasta gama de informações em um único ambiente, incluindo mapas interativos, dashboards analíticos, documentos estratégicos como Planos Diretores, de Mobilidade Urbana e de transporte integrado.
A ferramenta facilita o acesso à informação a diversos públicos – cidadãos, gestores, técnicos, pesquisadores e estudantes. Com isso, ela promove transparência e colaboração, sendo possível compreender melhor o território, os fluxos e as demandas de mobilidade. O acesso é gratuito e online diretamente no site da STM clicando aqui.
"As pesquisas de mobilidade e o Geoportal STM representam um avanço estratégico para o planejamento urbano no Estado. Com dados precisos e ferramentas modernas, conseguimos apoiar os municípios na construção de soluções integradas e sustentáveis, garantindo que as políticas públicas sejam baseadas em evidências e voltadas para melhorar a qualidade de vida da população", afirma Epaminondas Duarte Junior, coordenador da CPG.
Para apoiar os municípios, a STM desenvolveu uma cartilha orientativa e um infográfico para capacitar gestores municipais na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana (PMUs). Os materiais apresentam conceitos, metodologias e aplicações práticas da pesquisa de deslocamento, considerada um "raio-X da mobilidade", que revela como, por que, quando e com quais meios de transporte as pessoas se deslocam.
Para garantir transparência, a Secretaria disponibilizará uma Central de Comunicação para esclarecer dúvidas sobre as pesquisas, funcionando das 7h às 19h. Com essas iniciativas, o Governo de São Paulo reafirma sua estratégia de promover cidades mais integradas e sustentáveis, alinhadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), fortalecendo a integração entre municípios e soluções que impactam diretamente a qualidade de vida de milhões de paulistas.
Leia Também
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)