Apesar de já funcionar em rodovias como a Raposo Tavares (trecho de Sorocaba), o sistema de pedágio automático free flow — sem praças físicas e com cobrança por passagem em pórticos — ainda não está em operação na região de Barueri e Santana de Parnaíba.
Segundo a concessionária Ecovias Raposo Castello, a tecnologia será implementada na Rodovia Castello Branco em 2027 e a partir do sétimo ano de concessão (2032) na Rodovia Raposo Tavares.
O sistema identifica os veículos por meio de câmeras de leitura de placas ou tags eletrônicas instaladas no para-brisa. Para quem não possui o dispositivo, o pagamento poderá ser feito em até 30 dias, por canais digitais ou pontos físicos definidos pelas concessionárias.
Até lá, continuam em operação as praças de pedágio tradicionais. A implantação do free flow integra os investimentos do novo contrato de concessão com o Governo do Estado.
Até dezembro, o Estado de São Paulo contará com 37 novos pórticos de pedágio no modelo free flow. Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), 16 deles serão implantados em rodovias estaduais concedidas. Outros 21 estarão no trecho federal da Presidente Dutra, entre a capital e Arujá, na Grande São Paulo.
Raposo Tavares é pioneira em substituiçõesA rodovia Raposo Tavares, na região de Sorocaba, foi a primeira a substituir praças tradicionais por pórticos eletrônicos. Três unidades começaram a operar nesta quarta-feira (1º), com tarifas já estabelecidas pela Artesp. Outros quatro pórticos estão previstos, mas ainda sem data de instalação.
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