A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou a análise do inverno de 2025 e as projeções para a primavera. Apesar da sensação de calor, as temperaturas ficaram dentro da média histórica. O período foi marcado por longos períodos de estiagem, baixa umidade relativa do ar — em alguns momentos próxima de 20% — e chuvas isoladas. O evento mais significativo foi no fim de junho. Já setembro registrou máximas de até 36°C, indicando a transição para a primavera.
Para os próximos meses, a previsão é de aumento gradual das temperaturas e maior frequência de chuvas, especialmente a partir de outubro. A tendência é positiva para a umidade do solo, mas eleva o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.Região metropolitana de São Paulo
As mínimas devem variar de 9°C a 11°C no fim de setembro e superar os 20°C em dezembro, enquanto as máximas poderão chegar a 30°C. As chuvas voltarão já no fim de setembro e se intensificarão ao longo da primavera, aumentando a suscetibilidade a alagamentos e deslizamentos.
Leia Também
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô