De acordo com uma enquete realizada pela reportagem, de terça-feira (23) para quarta-feira (24), a segurança é o ponto mais positivo de Alphaville. É o que disse a maioria (41%) dos moradores e trabalhadores do bairro.
Na sequência, a qualidade de vida foi apontada entre os critérios mais positivos, por 37% dos respondentes. Depois, padrão de moradia (14%) e infraestrutura (8%). No geral, 378 pessoas participaram.
A enquete também abordou, especificamente com moradores, o porquê de terem selecionado o bairro para viverem. Novamente, a segurança liderou a quantidade de respostas, com 276 votos (68%). O quesito morar bem e proximidade com a capital foi o segundo colocado, com 19% das escolhas, 77 votos. Meio ambiente apareceu com 7% (30 votos) e infraestrutura com 6% (25 votos).
Monitoramento
Os moradores contam, além do policiamento realizado pelas guardas municipais e polícias, com uma segurança de ponta oferecida pela AREA - Associação Residencial Empresarial Alphaville. São sete bases de vigilância, 133 câmeras de monitoramento e 35 call box de emergência.
Fundada em 12 de novembro de 1980 com a motivação de suplementar os serviços públicos de manutenção, segurança e controle urbanístico para promover uma ocupação ordenada com valorização dos imóveis, a AREA tornou-se pioneira no modelo de Auto-Gestão, colaborando para fomentar a atração de investimentos diferenciados que resultaram em um bairro reconhecido pela qualidade de vida, beleza e segurança.
Expansão
Quando perguntados se o crescimento do bairro pode afetar na alta qualidade de vida local, 68% dos participantes, de um total de 544, da enquete acreditam que sim; 12% que não e 20% responderam que talvez.
Melhorias
Apesar de ser um dos bairros mais desejados do país, ainda enfrenta um sério problema de mobilidade. A região recebe, além dos moradores e trabalhadores locais, uma frota flutuante dos motoristas que acessam Alphaville para se deslocarem às cidades vizinhas.
O levantamento feito nas redes sociais da FA revelou que 87%, de 500 respondentes, estão insatisfeitos com as condições de trânsito do bairro. Outros 7% gostariam que a segurança melhorasse e 6% a infraestrutura.
Leia Também
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô